ALEMA: “As indicações para blogs estão sendo feitas pelos deputados”, Jacqueline Heluy

MARANHÃO
01/06/2023

Nós que temos produtos de comunicação, e que trabalhamos de forma independente, vendemos publicidade, inclusive aos órgãos públicos. Nada tem de errado nisso. Antes até acreditava que para ter mídia da Assembleia Legislativa do Maranhão, por exemplo, bastava ser uma boa jornalista, escrever bem. Mero engano! É preciso, sim, ter um Quem Indica ou Amizades. Bom, e a duas gestões tinha percebido que a maioria da mídia da Casa do Povo ia pra blogs assinados por homens.

Com a chegada da deputada estadual, Iracema Vale, eleita primeira presidente mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão, e a primeira mulher a presidir a ALEMA em quase 200 anos, e a mesma ter escolhido uma mulher para a direção de Comunicação, pensei: agora as blogueiras mulheres terão espaço.

Por isso, em janeiro, entrei em contato com a nova diretora de comunicação, a jornalista Jacqueline Heluy, e fiquei animada quando ela disse: “Vou precisar da parceria de jornalistas profissionais, assim como você”. Mas qual não foi minha decepção quando em março, no Dia Internacional da Mulher, recebi dela a seguinte mensagem: “as indicações para banner nos blogs estão sendo feitas pelos deputados”.

Segue o fio

Após esse balde de água fria, Euzinha fiz uma visita de cortesia à presidente da ALEMA, Iracema Vale, ainda em março, para saber como funcionava as tais indicações dos deputados. Fui muito bem recepcionada por sua equipe e pela própria parlamentar, e, lógico, apresentei o Blog Jacieny Dias. O que ouvi? “Se o problema é a indicação, você já tem a minha”, garantiu Vale. Arrasoooou! Sai de lá saltitante, dizendo: dessa vez vai.

Sabe o que aconteceu? A diretora de comunicação, Jacqueline Heluy fez pouco caso da indicação da presidente da ALEMA e do alto de sua “autoridade” de diretora, e quase 3 meses depois, não mandou nenhuma mídia. Como sou uma jornalista bem informada, fiquei sabendo que a “bunita” tem a sua própria cota de indicações, e desde que assumiu, tem enviado mídia para blogs da sua lista pessoal, inclusive incluiu nessa lista um blog que foi criado em março deste ano. Repito: criado em março deste ano. Vergonhoso isso!!

Fica a pergunta: o que a diretora de comunicação da ALEMA, Jacqueline Heluy, tem contra a minha pessoa?

Nada mudou

E quer saber mais? A diretora de comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, em suas escolhas para envio da mídia, está fazendo igualzinho o que fizeram dois de seus antecessores que direcionavam a mídia mais para blogueiros homens. Hoje, resolvi fazer uma pesquisa rápida, e constatei que isso continua acontecendo.

Vi que a Casa do Povo tem publicidade em cerca de 26 blogs, e todos eles assinados por blogueiros homens. Nada contra eles, tem que ter mesmo! Só não concordo que nós blogueiras mulheres fiquemos de fora, inclusive EU. Chego à conclusão que as blogueiras mulheres continuarão sem vez na gestão da presidente Iracema Vale, uma parlamentar que luta pelo protagonismo das mulheres, mas que se depender da sua comunicação, blogs assinados por mulheres não serão parceiras da ALEMA. 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER