Desde que foi anunciado que a Havan, do empresário Luciano Hang, seria instalada em São Luís, o nome da loja não sai da boca do povo e das redes sociais dos maranhenses. E o motivo? A réplica da Estátua da Liberdade que será erguida na fachada da loja.
A primeira loja da Havan foi inaugurada em 1986. E a réplica da estátua, que fica na fachada, é um símbolo da empresa de Hang. Somente em duas filiais da loja não tem a estátua: Brasília (DF) e Ribeiro Preto (SP). Ao que parece estão trabalhando para que São Luís entre nessa lista.
Pois bem! Um movimento contra a instalação da estátua foi levantado com o objetivo de evitar que a mesma venha ser instalada no bairro Cohajap, na Avenida Daniel de La Touche. Uma petição eletrônica criada no dia 10 de julho, com o título de “Impeça Luciano Hang de agredir capital maranhense com réplica da Estátua da Liberdade” está conclamando as pessoas para se posicionarem contra a estátua o qual chamam de “monumento à cafonice” e de “aberração estética”. A petição já tem mais de 3 mil assinaturas.
Mas, não são todos os ludovicenses que estão a favor dessa campanha. Basta dá uma marocada nas redes sociais que se percebe que as opiniões se dividem. Eu fiz uma rápida enquete na minha página no Facebook e a maioria das pessoas que responderam falaram que isso é "falta do fazer", que "a desocupação faz a pessoa perder tempo com frivolidade" e "se o véio da Havan não fosse puxa-saco do Bolsonaro ninguém se importaria com a estátua".
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos dessa novela mexicana!!