“Proclamo o resultado, o Tribunal por unanimidade deu provimento aos recursos ordinários para indeferir o registro de candidatura do recorrido Deltan Martinacio Dallagnol ao cargo de deputado federal”, com esse parecer final do ministro do TSE, Alexandre de Moraes, nesta ter-feira (16), Deltan Dallgnol teve o registro de sua candidatura cassado.
Os ministros do TSE entenderam que Dallagnol cometeu irregularidade ao pedir exoneração do cargo de procurador da República enquanto ainda respondia a processos disciplinares internos.
Para o ex-deputado “344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça.”
Deltan Dallagnol foi o candidato a deputado mais votado do Paraná, com 344 mil votos pelo Podemos (PR), que agora vão para a legenda. Os desafetos declarados do ex-procurador de justiça, fizeram questão de ir às redes sociais e registrar a satisfação com a queda do agora ex-deputado federal.
“Agora Deltan Dallagnol tem um power point pra chamar de seu! Cassado! Responde a processos administrativos pendentes como procurador, ou seja, é ficha suja. Também foi condenado pelo TCU por gastos com diárias e passagens na operação Lava Jato. Eita que dia hein?!”, escreveu Gleise Hoffmann.
Já o senador Renan Calheiros (MDB/AL) tuitou: “Deltan Dallagnol delinquiu no MP ávido pelo poder. Para fraudar a lei antecipou a exoneração para fugir da ficha limpa, mesmo com 2 condenações no CNMP - 1 de minha autoria - e 15 processos. A Justiça tarda, mas não falha. O TSE cassou o mandato do pivete ficha suja da Lava Jato.”
O ministro da Justiça, Flávio Dino, preferiu comemorar a cassação com um versículo da Biblia, e escreveu, “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Está em Mateus 5,6.” Ele disse que esse texto bíblico dedicava ao presidente Lula.