"Resistência Ancestral" inicia turnê que contará a história da resiliência do povo negro
Com estreia realizada em Fortaleza, na sexta-feira, 23, o espetáculo musical "Resistência Ancestral": Fortalecendo raízes, cultivando sonhos, agora se prepara para três apresentações em solo maranhense.
Com direção de Olga Barros e Mestre Bamba, este que é também, escritor da obra, e produção da Mestre Valdira, o espetáculo é um musical que narra a história da resistência e resiliência do povo negro através da capoeira e de outras manifestações culturais afro-maranhenses.
A Orquestra de Berimbaus Mandingueiros do Amanhã, formada por jovens quilombolas, terá um papel fundamental na parte musical e cênica do espetáculo.
As cidades de São Luís, Santa Rita e Itapecuru-Mirim foram escolhidas para a exibição do musical que tem o patrocínio Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Programação
12 de abril de 2024: São Luís-MA, Teatro Arthur Azevedo
10 de maio de 2024: Santa Rita-MA, Quilombo Vila Fé em Deus
24 de maio de 2024: Itapecuru Mirim-MA, Sede do município
25 de maio de 2024: Itapecuru Mirim-MA, Quilombo Santa Joana
Oficinas Culturais
Em cada cidade, as apresentações serão antecedidas por oficinas culturais de capoeira angola, tambor de crioula e bumba meu boi, abertas para alunos e professores de escolas públicas.
Sobre o Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã
O Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção da capoeira e de outras manifestações culturais afro-brasileiras. A organização desenvolve projetos socioculturais que beneficiam crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.