O sonho da casa própria finalmente foi realizado para 540 famílias na capital maranhense. É que elas receberam da Prefeitura de São Luís a chave de suas casas, nesta quarta-feira (22) depois de serem contempladas pelos imóveis do programa federal 'Minha Casa, Minha Vida'. A entrega faz parte da programação do aniversário dos 406 anos de fundação de São Luís, celebrados dia 8 de setembro.
As lágrimas no rosto da aposentada Alaídes Esteba Mafra, 78 anos, justificavam a emoção de estar conquistando, pela primeira vez em quase oito décadas de vida, o sonho da casa própria. "Estamos há anos perambulando por casas de um e outro parente, a quem somos muito gratas, mas nada é mais dignificante que viver em nosso próprio lar. Agora é só felicidade, porque eu, minha filha e minha neta seremos muito felizes aqui", disse a aposentada, emocionada, ao lado filha Karla e da neta Raquel.
O mesmo sentimento de encantamento foi vivenciado pela comerciária Iara Vieira da Silva, 28 anos e dois filhos menores, que também passou por situação similar de viver agregada em casa de parentes e amigos. "Sonhei tanto com esse momento que às vezes custo a acreditar. O que para uns não passa de um imóvel, para mim é tudo o que sempre sonhei na vida: ter um teto para viver com meus filhos", falou.
O Residencial Eco Tajaçuaba, no bairro de Santa Bárbara, possui mil casas no modelo conjugadas, composto por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e lavanderia, construída em área de 44 metros quadrados. Ele possui ainda uma praça, um Centro Comunitário para atividades diversas, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma quadra poliesportiva.
Cerca de 15.500 imóveis já foram entregues pela Prefeitura Municipal de São Luís, beneficiando mais de 58 mil pessoas. Mais 6.500 unidades habitacionais do 'Minha Casa, Minha Vida', em São Luís estão em fase de construção. "Ter a própria casa é um sonho acalentado por milhares de pessoas, fator primordial de bem-estar e segurança para suas famílias. E é isso o que temos feito: concretizado o sonho de milhares de pessoas, porque sabemos a importância que é ter um lar para viver dignamente", afirmou o prefeito Edivaldo.