“Eu sou campeã olímpica”, disse Beatriz Souza ao vencer a israelense Raz Hershko no judô feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, categoria +78kg. Durante toda a luta, a atleta brasileira manteve-se fria e esperando uma oportunidade para vencer a adversária. "Deu certo, mãe. Pai, eu consegui. Foi pela vó!", disse Beatriz em entrevista ao Sportv.
Antes de chegar à final, a judoca primeiro derrotou a nicaraguense Izayana Marenco, depois após a sul-coreana Kim Hayun e por fim a francesa Romane Dic. A judoca brasileira simplesmente derrotou a primeira e a segunda melhores judocas do mundo em uma mesma sequência.
Com essa conquista o Brasil vai para a 18ª posição no quadro geral de medalhas e está com um total de sete medalhas, sendo duas de prata e quatro de bronze.
Nas redes socias, o nome Bia Souza ficou entre os assuntos mais comentados do TT do X (antigo Twitter). ”Você é nosso orgulho”, “Bia você é demais”, “Ela tem o coração do povo brasileiro”, “É lindo ver uma mulher preta no pódio”, disse a deputada federal Benedita da Silva.
No pódio, ao receber a medalha, e ouvir o Hino Nacional, Beatriz Souza não escondeu a emoção e o choro pelo feito.