Euzinha mesmo nunca parei para assistir a um Dorama, mas já tinha ouvido falar dessas séries coreanas lá pelos anos de 2012. Minha sobrinha, Tainara Cristina, sempre foi fã da Coreia e de sua cultura, consumindo tudo o que pode há mais de uma década. Além dela, conheço uma professora e uma empresária que são fãs de carteirinha dos K-Dramas.
No sábado (29), um encontro realizado pela Netflix e o perfil Doramelizando reuniu cerca de mil dorameiras (assim são chamadas as apaixonadas por K-Dramas) para assistir ao episódio final de Se a Vida Te Der Tangerinas, aqui na Ilha do Amor. A Tainara foi a esse encontro, mas ela já tinha assistido ao episódio um dia antes, pois, como disse, já são mais de dez anos de "estrada" de Doramas. O primeiro que ela assistiu foi Dream High 2, ou Sonhe Alto 2. "Já passaram tantos anos, mas ainda lembro como se fosse hoje. De lá pra cá, só aumenta o número de doramas assistidos", disse a arquiteta. Curiosa para entender essa paixão, conversei online com algumas delas e percebi uma coisa: as mulheres são românticas em qualquer idade.
O que torna os Doramas tão especiais?
Erika Luso me contou que assiste há mais de dois anos. Seu primeiro K-Drama foi “Pousando no Amor” e até hoje continua sendo seu preferido. “Gosto das histórias de superação, dos valores passados como o amor, a disciplina, o zelo, a gentileza e o respeito pelo próximo. Também admiro o amor e cuidado que os personagens demonstram pelos seus parceiros. Eu sorrio, choro e aprendo muito com os K-Dramas”, compartilha.
Para Raysa Mayara, as histórias são um dos maiores atrativos. “Muitas trazem reflexões, além de um conto romântico que todas nós admiramos. A cultura e a culinária também são bastante interessantes. Aprender idiomas e culturas novas é sempre bem-vindo, principalmente quando a gente se identifica. Comecei em 2020 nesse mundo dos doramas e do K-Pop. Meu primeiro dorama foi Pousando no Amor e de lá pra cá perdi as contas de quantos já assisti.”
Já Stella Moraes vê os doramas como uma verdadeira viagem emocional. “Ser fã de doramas é mergulhar em um universo de emoções intensas, histórias envolventes e personagens cativantes. É apreciar a cultura asiática, principalmente a coreana, japonesa e chinesa, através de narrativas que exploram temas como amor, amizade, família e superação. O que mais gosto é a capacidade que eles têm de nos transportar para outro mundo, onde tudo parece mais mágico e cheio de esperança.”
E para Gislaynne Cristina, os doramas são um refúgio após um dia cansativo. “Sou muito apaixonada por K-Dramas, são meu conforto depois do trabalho. Gosto das histórias e como elas retratam tão bem a vida real. Como no episódio que vimos ontem de Se a Vida Te Der Tangerinas. Mas amo os romances, as comédias, os enredos e a leveza que cada um dos dramas traz.”
Depois dessas conversas, percebo que os doramas são muito mais do que simples séries. São histórias que emocionam, ensinam e criam laços entre fãs no mundo inteiro. Quem sabe eu mesma não embarque nessa jornada e descubra um novo vício cultural? Afinal, quando se trata de boas histórias, sempre vale a pena dar uma chance. E você, já assistiu a um K-Drama?