Hoje, 20 de janeiro, todos os olhares estão voltados para os Estados Unidos. É que o país mais poderoso do mundo dá posse ao seu 46º presidente. A cerimônia de posse começa às 11h, no Capitólio, e ao meio-dia (14 horas em Brasília), Joe Biden, presidente eleito, após fazer o juramento, oficialmente é o novo presidente dos EUA. A sua vice é a senadora, Kamala Harris.
Por causa da pandemia de coronavírus, a cerimônia de posse terá a presença de apenas mil pessoas: os membros do Congresso e um acompanhante de cada um. Nas posses anteriores, eram distribuídos 200 mil convites.
Como também não está permitido a presença de pessoas que não puderam viajar a Washington D.C para acompanhar pessoalmente a posse, eles serão representados por cerca de 200 mil bandeiras, de tamanhos variados, que representam todos os estados e territórios dos EUA. Está já é considerada uma das mais longas solenidades de posse.
Como não vai acontecer o tradicional baile de gala, realizado na noite da posse, haverá o especial “Celebrando a América” que será transmitido online e por várias emissoras de TV, com a participação do presidente, da vice, e de diversos artistas, como Lady Gaga, Jennifer Lopez, Jon Bon Jovi, Justin Timberlake e Bruce Springsteen. A apresentação é de Tom Hanks e o programa terá 90 minutos de duração, com início às 20h30 (22h30, em Brasília).
Indignado por ter perdido a reeleição, Donald Trump não comparece a cerimônia de posse do novo presidente e deixou a Casa Branca rumo à Florida, onde vai fixar residência. Está é a primeira vez, em 150 anos, que um ex-presidente não participa da solenidade de posse.
*Com informações do G1