Sob o som das matracas e pandeiros, os batalhões de bumba-boi desfilaram pela Avenida São Marçal e empolgaram o público presente. E nem o forte sol durante o dia e uma chuva forte, e rápida, impediram que o público acompanhasse de perto o encerramento dos festejos juninos.Foram mais de 30 grupos que passaram pela avenida e os da Maioba, Maracanã, Iguaíba e São José de Ribamar, geraram expectativa entre o público que foi acompanhar de perto a festa da cultura maranhense. Apesar de não terem sido divulgado os dados oficiais, mas a expectativa é de que 300 mil pessoas teriam passado pelo evento durante todo o dia.
Segurança - Segundo o site do Governo do Maranhão, mais de 400 policiais militares foram destacados para dar conta da expectativa de mais de 300 mil brincantes na Avenida São Marçal. “Foi deslocado o policiamento a pé, motorizado, policiamento descaracterizado e policiamento montado, de uma forma equitativa, dentro do espaço da festa e no seu entorno, dando segurança a todos”, afirmou Harlan Silva do Nascimento, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão.
A despedida dos brincantes foi marcada pela disposição e nem o cansaço de muitos tirou o brilho da festa. É que alguns grupos fizeram na noite de São Pedro e vieram direto para o João Paulo marcar preença e assimmostrar que resistência faz parte da vida deles. E os grupos estão na expectativa para mais comemoração. É que o bumba meu boi pode receber o título Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Fotos: Adriano Almeida e Karllos Roger