Adenis Matias: Uma despedida a uma jornalista generosa e excelente profissional

09/07/2024

Na noite de segunda-feira (8) fui ao velório de Adenis Matias para me despedir da “companheira”, como ela gostava de falar. Desde que soube do seu falecimento, as imagens que vinham a minha memória eram as que vivemos em várias ocasões. Ilustro essa matéria com algumas dessas fotos, bem no estilo Adenis Matias de ser. Ela era uma pessoa que adorava celebrar a vida, uma profissional com uma vasta experiência no Jornalismo e acima de tudo defensora ferrenha da opinião que emitia sobre qualquer assunto. 

A amizade profissional que começou na TV Difusora se estendeu para a pessoal e por muitos anos nos encontramos lá em casa, no Bloco da Imprensa, na sua casa, onde foram comemorados muitos aniversários dela. Detalhe: Adenis não avisava da data. Mas os que lembravam do niver quando chegavam por lá a comemoração era garantida.

Infelizmente Adenis perdeu a batalha contra um câncer de pulmão na manhã de segunda-feira (8). Foram meses de luta desde que o diagnóstico foi dado pelo médico. Nos últimos dias, foi para Hospital Geral, em São Luís, onde era assistida em tratamento paliativo. Adenis queria ir para casa, pedia isso a filha Karla Eugênia, mas não foi possível.

Formada pela Universidade Federal do Maranhão, Adenis trabalhou tanto no privado quanto no público. Durante mais de 40 anos fez parte da equipe da Secretária de Estado de Comunicação, trabalhou na Câmara Municipal de São Luís e na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Ela também deixou sua marca registrada no jornal O Imparcial, O Debate, Jornal de Hoje, A Hora e O Estado Maranhão. Um currículo e tanto.

A jornalista deixa seu legado e saudade. Ela era não apenas uma excelente profissional, mas também uma pessoa generosa e de coração aberto, sempre disposta a compartilhar seu conhecimento e sua experiência. Que o diga aqueles que a conheceram em mensagem enviadas a pedido desta jornalista para o Blog Jacieny Dias.

“Adenis Matias era aquele tipo de jornalista polivalente, porque atuava bem em qualquer área do jornalismo. Entre seus inúmeros talentos, editava como poucos e era dona de um texto impecável, sendo uma mestra na análise política. Era minha amiga querida e conselheira, que muitas vezes mais parecia uma irmã ou mãe. Vai fazer muita falta”, escreveu a jornalista Mirlene Bezerra.  

“É muito difícil falar de uma pessoa onde as qualidades superam quaisquer palavras. Adênis era mãe, conselheira, parceira, amiga, companheira, colega de profissão. Tinha uma alma grandiosa que só quem a conheceu e teve a sua sabe o valor. Uma mulher com alegria contagiante que gostava de estar rodeada dos amigos.  Uma jornalista extraordinária que escrevia com o domínio das palavras”, escreveu o jornalista Rubem Gusmão.

“Trago na mente uma lembrava amável quando penso na Adenis! Trabalhamos juntas na TV Difusora e a experiência, maturidade e profissionalismo dela me inspiravam. Que nossa amada Adênis seja recebida por Deus e que esse mesmo Deus console o coração da família e dos amigos. Perdemos uma guerreira”, disse a jornalista Claudia Bonatti.

“Nossos sentimentos. Que Deus possa dar acima de tudo o conforto aos familiares e amigos. O jornalismo perde uma pessoa que deixa um legado grande na comunicação de um modo geral”, falou o vereador e jornalista Marcial Lima, que me disse que um minuto de silêncio foi feito durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de São Luís, na segunda-feira.

Mensagens também foram postadas nas redes sociais. "Hoje o dia amanheceu mais triste com a partida de Adenis Matias. Sempre serei grata aos ensinamentos dela quando fui trabalhar na TV Difusora", escreveu a jornalista Cecília Linhares em página no Facebook. O mesmo fez o jornalista José Machado: "Adeus Adenis Matias! Meu coração chora por esse vendaval de partidas de colegas e amigos tão queridos. Quero uma pausa para recompor minhas lágrimas, já que o compartimento das saudades transborda. Obrigado Adenis Matias pelo tom de cores que você imprimiu em mim! Obrigado por você ter existido e com sua generosidade, grandeza e altruismo, contribuído para um mundo melhor!

“Ao reconhecermos a valorosa contribuição dada por Adenis Matias ao jornalismo do Maranhão, lamentamos sua partida e manifestamos nossa total solidariedade à família e aos amigos”, disse o Governo do Maranhão em nota publicada. “Neste instante de grande dor, a diretoria e todos os que compõem o SINDJOR/SLZ, enviam à família enlutada sentimentos de pesar e suas orações rogando a Deus que a conforte neste momento difícil”, disse nota de pesar publicada pelo Sindicato dos Jornalistas.

A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa lamenta profundamente a morte da jornalista Adenis Matias, que prestou serviços na Casa e deixa um legado de retidão e paixão pela profissão. Nesse momento de tristeza, a Diretoria de Comunicação da Assembleia se une a familiares e amigos rogando que Adenis Matias descanse na luz eterna do Criador, Jacqueline Heluy, Diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Quem conheceu a "companheira" Adenis Matias sentirá falta de sua presença vibrante, mas assim como eu será grato por ter partilhado do seu conhecimento, dos bons momentos, das histórias do Jornalismo, dos contrapontos e dos inúmeros conselhos. Ah! Quero aproveitar esse matéria para agradecer à todos os amigos e conhecidos que participaram da corrente do bem para a companheira Adênis. Que ela agora descanse em paz.

2 COMENTÁRIOS

Siro Pantoja
10/07/2024
Obrigado por compartilhar as lembranças com a minha tia, gostava muito de ouvir as histórias que ela nos contava e é muito legal sua atitude de postar nesse blog o reconhecimento das pessoas para com ela.
MIRLENE BEZERRA
09/07/2024
Foste cirúrgica, Jacieny! Ela era isso e muito mais. E deixa, além do seu legado como jornalista, um imenso vácuo no coração daqueles que tiveram o privilégio de tê-la como amiga.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER