Passados dez dias após os donos de postos de combustíveis da capital maranhense aumentarem o litro da gasolina, e muitas reclamações dos consumidores, fica a pergunta: Afinal, o Procon/MA está ou não fiscalizando os postos de combustíveis?
Os maranhenses foram acostumados pelo advogado Duarte Junior, ex-presidente do Órgão, e atualmente deputado estadual (PCdoB), a ver os fiscais nas ruas logo após anúncio de aumento do combustível, o que não aconteceu, pelo menos nos dias que sucederam o aumento. Nas redes sociais do Procon/Ma nenhuma informação ou foto foi publicada sobre as fiscalizações, como geralmente tem sido feito em outras ações.
Após o meu questionamento, a presidente Karen Barros, que atualmente responde pelo órgão, fez questão dela mesma responder as minhas dúvidas. “Minha amiga, os postos já estão sendo notificamos desde segunda-feira, dia 11 de março. Estamos agindo em parceria com a Defensoria Pública, o Ministério Público e o deputado Duarte Jr”, informou direto no meu post.
Segundo Karen, o PROCON/MA age sempre detido na lei, respeitando o devido processo legal e ampla defesa. “Não se preocupe, com essa ampla frente de defesa do consumidor no Maranhão, o cidadão maranhense continuará tendo seus direitos protegidos”, acrescentou.
Ah! E pelo visto para reforçar o trabalho que vem sendo realizado, após a postagem da presidente, um exercito de defensores foram até a minha publicação reforçar que o Procon/MA “sempre buscou defender o consumir nesse quesito”, que é “atuante como sempre” e que este faz valer o direito de cada consumidor maranhense”, dentre outros elogios.
Nota da editora: depois desse rápido retorno ao meu questionamento, a única coisa a dizer é: aguardando um rápido resultado das fiscalizações nos postos de combustivei da cidade, e informações rápidas sobre o resultado das mesmas. Feliz Dia do Consumidor!