A advocacia maranhense ainda está atônita diante do erro que causou o cancelamento da eleição do 5° Constitucional da OAB/MA, realizado no dia 24 de abril. Não se falou de outra coisa nos cafés, nas redes sociais, nas ligações. Foi pauta do dia até entre aqueles que não vivenciam o direito.
Ninguém imaginava que isso poderia acontecer até que o advogado Marcio Almeida, candidato que concorria na eleição, e ficou em 13º lugar, entrou com uma ação pedindo a suspensão da sabatina que seria realizada pela Ordem, ao detectar que advogados inadimplentes participaram do pleito.
“Eu não sustento o que é errado. Eu não sustento o que é injusto”, disse o presidente Kaio Saraiva ao anunciar que a OAB/MA decidiu pela anulação da eleição do Quinto Constitucional após confirmarem a falha e anunciar que um novo pleito será realizado. A nova eleição acontece dia 15/05.
Candidatos começam nova campanha
A advogada Anna Graziela, em vídeo publicado em suas redes sociais, afirmou que a primeira eleição direta ao Quinto não poderia ter um resultado que manchasse a lisura do processo e que essa nova eleição “é um reparo que dá a OAB do Maranhão a oportunidade de corrigir injustiças”. A candidata encerra o seu vídeo dizendo: “Vamos voltar para a campanha, engajar os colegas, reforçar os pedidos. O sentimento hoje é de darmos as mãos e acreditar que dessa vez vai dar certo”.
O advogado Gabriel Costa, que ficou em quinto lugar na votação, divulgou um vídeo agradecendo pela “expressividade de votos” e convocando a classe para votar nele novamente. “Conto contigo e com teu apoio e se Deus quiser estaremos na lista novamente”, falou. Ele também usou os stories do seu perfil no Instagram e agradecer pelas mensagens que e usou a música do grupo de pagode RDN “Juntos Somos Mais Fortes” para ilustrar a sua confiança de que a união vai continuar.
A advogada Alessandra Belfort, que recebeu 2002 votos dos advogados, preferiu apenas publicar uma mensagem com o Salmo 131, em sua rede social, que diz: “Ponha a sua esperança no Senhor ó Israel, desde agora e para sempre”. Já a advogada Lorena Saboia, que teve 2721 votos e ficou em segundo lugar entre as advogadas mais votadas, postou um vídeo embalado pela música de Roberto Carlos e escreveu: “Isso vai se repetir. Nós vamos comemorar de novo”. Na votação cancelada, as duas estavam entre os 12 mais votados.