Passados 12 meses desde a última temporada junina, e afirmando não ter recebido os pagamentos das apresentações de 2023, o Boi de Guimarães expôs a situação na rede social.
Em nota publicada na noite desta segunda-feira (3), a agremiação informava que estão com dificuldades financeiras para custear as despesas da temporada 2024. E qual seria o motivo? Segundo o comunicado, “até o presente momento, a SECMA não nos repassou o pagamento das apresentações referentes ao ano de 2023”.
No mesmo comunicado, a diretoria do Boi de Guimarães ainda pedia desculpas aos credores por ainda não ter cumprido com os compromissos financeiros e agradeceu o carinho e apoio dos brincantes, simpatizantes e apoiadores
A repercussão foi grande e os internautas não pouparam as críticas ao Governo do Maranhão. “O boi é alma do Maranhão e deve ser prioridade máxima. Depois é que devem vir as atrações de fora”, escreveu uma seguidora. “Uma falta de respeito com nossa cultura. Eu duvido se os artistas de fora se estão devendo”, escreveu outra internauta. Uma tristeza que o originário Boi de Guimarães esteja vivenciando tamanho descaso”.
Mas, a nota de cobrança não ficou muito tempo no ar, o que levou muita gente a se perguntar o que havia acontecido.Na tarde desta terça-feira (4), veio a resposta através de uma nota de de esclarecimento.
“A Associação Cultural e Folclórica Vimarense que congrega o Bumba-Meu-Boi de Guimarães, sotaque de zabumba, vem por meio desta ifnrmar que a SECMA entrou em contato reafirmando seu compromisso em honrar com o pagamento nos próximos dias”, diz a nova nota. Eles também agradeceram a todos que apoiaram e compartilharam a primeira nota que foi apagada das redes sociais da agremiação.
Pergunta que não quer calar: Quem pediu para apagar a primeira nota?