Bairros recebem ações de combate e prevenção do mosquito Aedes Aegypti

CIDADE
27/09/2017

 “Bota Fora”. Esse é o nome da ação de limpeza urbana que está sendo realizada pela prefeitura de São Luís nos bairros do São Francisco e Ilha. O objetivo é combater o mosquito Aedes aegypti e intensificar, ainda mais, as ações de coleta de resíduos que já é feita diariamente nestes locais.

Durante o "bota fora", que começou nesta terça-feira (27), os agentes de controle de arboviroses visitam ruas e avenidas dos bairros com atividades de nebulização espacial com o carro fumacê, fazem visitas às residências para a coleta de resíduos volumosos e colocam o "Selo Legal" em estabelecimentos comerciais como borracharias, ferros-velhos e oficinas que estão seguindo as recomendações de prevenção.

Ações intensivas

Ao longo dos três dias, será feito o recolhimento porta a porta de resíduos volumosos - móveis velhos como sofás e colchões, aparelhos como TVs, restos de capina e poda domésticas e de material de construção. A população deve colocar estes resíduos do lado de fora de suas casas para que sejam recolhidos.

"Estes materiais já são recolhidos nos sete Ecopontos em funcionamento em São Luís. Na região do São Francisco e Ilhinha funciona o Ecoponto Jardim Renascença, localizado na Rua Netuno, próximo à Paróquia São Paulo Apóstolo, mas durante o 'bota fora' fazemos uma coleta mais concentrada, indo direto nas casas da população", informou Carolina Estrela, presidente do Cômite Gestor de Limpeza Urbana.

No primeiro dia da ação, as equipes da Vigilância Sanitária inspecionaram as borracharias situadas nos bairros para a concessão do "Selo Legal". O selo é entregue a estabelecimentos comerciais como borracharias, ferros-velhos e oficinas que estão seguindo as recomendações de prevenção da Prefeitura.

O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Superintendência Municipal de Vigilância Epidemiológica e Sanitária com o apoio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. A ação tem o objetivo de combater as chamadas arboviroses, que são doenças transmitidas por insetos, como a dengue, febre chikungunya e zika vírus, e educar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos. A ação de limpeza nos dois bairros prossegue até sexta-feira, 29 de setembro.

*Com informações da SECOM

3 COMENTÁRIOS

aline
28/09/2017
melhor remedio é a prevencao
luiza
28/09/2017
O prefeito está de parabens!
Cássio
28/09/2017
Esse trabalho tem que ser realizado o quanto antes.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER