A presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva, está em ritmo acelerado. O período junino já começou há muito tempo para ela e os integrantes de um dos grupos mais tradicionais do Maranhão. O Boi de Axixá, que completará 60 anos no ano que vem, será batizado no dia 13 de junho na Igreja de São Pedro, em São Luís com a presença dos padrinhos, brincantes e fãs. Apesar da agenda comprometida, Leila Naiva foi atenciosa e teve tempo de responder algumas perguntas para o meu blog.
Como estão os preparativos?
Estão em ritmo acelerado. Indumentárias sendo finalizadas, coreografias novas sendo repassadas exaustivamente nos ensaios. Tudo caminhando como a nossa cultura e o povo nos pede.
Qual o tema esse ano?
"Boi de Axixá: cultura e tradição rumo aos 60 anos". O nosso batalhão já está em contagem regressiva para esse jubileu que será celebrado em grande estilo no ano que vem.
Qual a expectativa para esse período junino?
A melhor possível. Esperamos que a nossa cultura popular volte a ser o carro-chefe do nosso turismo. Que as brincadeiras juninas sejam tratadas com o máximo respeito pelo Poder Público, respeito este que nunca deixamos de ter, a exemplo do carinho das pessoas que sempre recebemos durante as nossas apresentações.
A brincadeira vem com quantos componentes?
O batalhão vem com 120 brincantes. E um outro batalhão de amigos e fãs que nos ajudam e apoiam antes, durante e depois da temporada junina.
Qual a música carro chefe?
Seria injusto escolher uma única toada. Até mesmo porque este ano o Boi de Axixá está com um CD novo, recheado de belas toadas para animar o nosso São João.
A crise chegou à brincadeira? Tão conseguindo patrocínios?
A crise, como em todos os segmentos, chegou sim aos grupos em sua maioria. Contudo, é importante frisar que empresas como a Claro e a Cemar, o último é através da Lei de incentivo do Governo do Estado, são parceiras importantes para que consigamos levar para os arraiais um batalhão rico, como a cultura maranhense sempre nos pede.