Durante três dias assisti ao Festival de Parintins, badalado evento cultural que acontece há 57 anos na cidade de Parintins, no Amazonas. É bonito é? É! É criativo? Sim! Rico em detalhes? Muito. As apresentações dos bois Caprichoso e Garantido são verdadeiros espetáculos. Só acho que deveria ter pelo menos mais dois bumbás no festival.
No nosso Maranhão temos mais que dois bois, temos várioooooos, dentre eles Boi da Maioba, Santa Fé, Maracanã, Floresta, Axixá, Presidente Juscelino, Barrica, Boi de Guimarães, Nina Rodrigues, Boi da Pindoba, os quais me lembro agora, e que fazem apresentações contagiantes.
Então resolvi divagar no X, antigo Twitter, o seguinte: Será que caberia um Bumbodromó na capital São Luís para fazer um Festival de Bumba Boi onde após uma seleção prévia, as agremiações iriam competir em suas categorias especificas?
O resultado ao meu post foi bem interessante. Até a publicação desta matéria foram mais de 5 mil visualizações, vários comentários e compartilhamentos, onde a grande maioria se posicionou contra um Festival de Bumba Bois na capital maranhense.
“O Maranhão não precisa de competição”, disse Higo Sousa. “Só falta isso para acabar de vez com a cultura popular. Quem viu a festa de São Pedro e São Marçal e toda aquela multidão não ia querer um bumbodromó, dezulivre”, escreveu Olinda Saul. “Nosso bumba boi é do povo brincar e assistir. Selecionar qual boi vai para um Bumbodromó é elitizar”, opinou Claudio Paixão.
Inclusive teve o internauta Carlos Jonas que lembrou do festival de todas feito pelo Zé Raimundo e sugeriu que “a construção da passarela do Samba fixa serviria como um complexo cultural onde poderia ter a realização dessa disputa”. O perfil Tapuia Jacarandá também lembrou que quando tinha o Festival de Todas no Terreiro Raízes era loucura”. E o fotógrafo Alan Rodrigues, leia-se Caos Infinito lembrou que “já tem briga pra caramba nas apurações dos blocos tradicionais, se tivesse de bumba boi ia ser pânico”
Diante das respostas ao meu post chego à conclusão que é inegável a preferência pelo formato mais tradicional das apresentações dos Bumba Bois para se manter viva a essência comunitária e a autenticidade dessa manifestação popular.
Os maranhenses preferem mesmo é o calor das ruas a um festival dentro de um Bumbodromó, pois é o espírito do povo que mantém a chama dessa tradição acesa.É na simplicidade e no convívio genuíno que a verdadeira magia do Bumba Meu Boi se revela. Ponto final.