Campanha de vacinação é antecipada na capital maranhense

SAÚDE
23/07/2018

A Prefeitura de São Luís iniciou nesta segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite na capital maranhense. Essa antecipação foi uma orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, para que atinja o público-alvo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é vacinar 95% de 61.700 crianças da capital, inclusive crianças de um ano a menores de cinco anos que constituem o público-alvo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde é muito importante que os pais atentem para o comparecimento de seus filhos que estão dentro da faixa etária atendida pela campanha, pois tanto o sarampo como a poliomielite são doenças graves que podem ocasionar sequelas muitas vezes irreversíveis. “Nós estruturamos todas as nossas unidades de saúde para fazer a imunização nesse período e atender plenamente a demanda na capital”, garantiu o secretário de Saúde Lula Fylho.

A Prefeitura de São Luís vai disponibilizar postos e demais unidades de saúde para as ações da campanha, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A partir do dia 6 de agosto, com o reinício das aulas, a campanha será reforçada também nas escolas e creches da rede municipal, onde serão disponibilizadas vacinas para os alunos incluídos na faixa etária específica da mobilização. A campanha segue até o dia 31 de agosto.

 

 

Imunização

A vacinação está disponível nas 63 unidades de saúde da rede municipal. Além das crianças, pessoas com idades até 49 anos também poderão se vacinar contra o sarampo durante a semana, no período da campanha.

O sarampo, doença altamente contagiosa, pode ser transmitido pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER