Uma campanha iniciada no início desta semana, em favor do produtor cultural Moraes Junior, viralizou em grupos de Whatsapp e redes socias. Amigos e conhecidos se mobilizaram na divulgação do pedido de ajuda para os custos do tratamento de saúde.
Na noite de quinta-feira (30), o empresário Rodolfo Silva fez uma postagem, em seu perfil no Instagram, após receber uma mensagem de uma sobrinha do produtor pedindo que apagasse o post da campanha. Segundo Mari Moraes, “mentiram para a família” e que as pessoas parassem de doar. Em contato por mensagem, a sobrinha disse ao Blog Jacieny Dias que não havia necessidade de doações porque a família da mãe e familiares do pai, do Rio de Janeiro, fizeram doações de “8 mil, 18 mil, 20 mil” para ajudar no tratamento. Mas ela não apresentou os comprovantes destas doações.
Ela garante que nem a mãe do produtor, que tem 84 anos, nem ninguém da família não tem acesso ao cartão e a conta bancária de Moraes Junior, e que as movimentações são feitas somente por Bruno, companheiro do produtor. A sobrinha afirmou que devido à falta de comunicação com a família, eles irão solicitar o bloqueio da conta corrente e que “a família vai pedir prestação de contas”.
“É uma campanha real”, diz Bruno
Entrei em contato com Bruno Ferreira, companheiro de Moraes Junior, e ao retornar, por ligação telefônica, disse que "É uma campanha real", que a família do produtor sabia e que estava "chocado" com toda essa polêmica e que a família de Moraes nunca chegou a questioná-lo.
“Estou com Moraes Junior há 8 anos. O câncer foi descoberto em 13 de agosto. É muito agressivo”, informou. Ele disse que desde a descoberta e o agravamento da doença as despesas com fraldas, médicos, alimentação, aluguel de equipamentos e cuidados home care são altas e que o produtor recebe R$1.500 como funcionário da policlínica do Vinhais, por isso as doações eram bem-vindas.
O publicitário afirma ainda que o próprio produtor havia dito que apesar de não querer exposição do que estava passando disse a ele que se chegasse o momento de pedir ajuda para amigos que não teria reticências”. E foi isso que foi feito. “Tenho comprovante de tudo. Ele não queria fazer tratamento no hospital. Os cuidados de home care são caro. A gente não sabe quanto tempo ele vai precisar", explicou.
Bruno informou que a campanha foi criada pela jornalista Jane Lobo. Em uma ligação na manhã desta sexta-feira (01), Jane me confirmou que divulgou o pedido em um grupo de amigos do Colégio Marista, escola onde Moraes estudou. E foi a partir daí que esta viralizou e vários amigos divulgaram em suas redes sociais, inclusive eu neste blog.
Bruno finaliza a ligação dizendo que “ainda há esperança”. Ele informou que Moraes Junior foi internado no Hospital Carlos Macieira pois precisou tomar alguns medicamentos necessários, mas que ele irá para casa na segunda-feira. Disse ainda que “se deve respeitar o direito dele de ficar em casa”, pois era isso que Moraes queria.