Após dois anos sem os devotos de São Pedro pisarem na Capela, no bairro da Madre de Deus, os brincantes e fiéis do santo padroeiro dos pescadores finalmente mataram a saudade.
Durante as primeiras horas do dia 29, os batalhões de bumba-bois e seus conhecidos sotaques de matraca, baixada e zabumba ecoaram no Largo de São Pedro, onde milhares de pessoas acompanhavam com muita alegria as toadas e batidas.
Sem sombra de dúvidas, esse momento é a a grande festa da cultura maranhense e aguardada com muita expectativa por aqueles que vivenciam e fazem o movimento cultural no estado.
“Foi mágico. Um misto de emoções. Todo mundo que se encontrava, se abraçava. Começou na Casa das Minas e depois íamos descendo para a Capela de São Pedro. Foi maravilhoso. A capela tava linda, do jeito que ela gosta”, disse o médico veterinário, Hugo Dias, que me mandou duas fotos lindas.
Foram muitos registros publicados nas redes sociais. E dos vários que chamaram minha atenção, e olha que foram muitos, estava o da fotógrafa Julyane Galvão, que eternizou vários momentos dessa volta. “Após dois anos sem poder registrar de perto essa movimentação cultural tão linda, nos fez sentir um renovo de esperança com a retomada das festanças juninas”, disse em uma mensagem ao Blog Jacieny Dias.
O São João do Maranhão é e continua sendo uma grande festa popular e ele só existe porque tem os brincantes e os grupos que dão o melhor de si e fazem o que está ao alcance deles para que a tradição seja perpetuada.