Uma coisa é certa: só sairá de São Luís para curtir o Carnaval no interior do estado quem realmente gostar das festas nos municípios. É que a folia momesca na capital maranhense está para todos os gostos. Samba, frevo, música baiana e os ritmos maranhenses estarão presentes na festa mais popular dessa época. A abertura dos circuitos oficiais, acontece na sexta-feira (9), a partir das 18h. Nos demais dias a programação tem início às 16h.
O Carnaval 2018, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), e em parceria com a Prefeitura de São Luís, foi planejado para proporcionar a participação de toda a família com muita diversão e segurança e irá acontecer a vários pontos turísticos da cidade. “A proposta é valorizar a tradição, privilegiando ritmos e atrações típicas do Carnaval maranhense. Teremos dias de muita festa, idealizada com base no que já há de melhor na cidade neste período ao longo dos anos, mas, trazendo, também, algumas novidades”, disse Diego Galdino, secretário da Secult.
Circuito da folia
O circuito Madre Deus terá cinco dias de folia a começar pela sexta-feira,9, com o que há de mais tradicional no carnaval maranhense. E o destaque vai para os blocos organizados, tambor de crioula e shows de artistas locais.
Para a programação do segundo dia de festa oficial, 10, o Ceprama será palco do baile dos alternativos com a participação dos Blocos Confraria do Copo, Jegue Folia, O Bloco do Reggae, Sem limite, Bloco 24×48, Bloco Samba di Rua e Bloco do Jacaré.
No sábado, a Praça da Lagoa e o APA do Itapiracó terão uma programação voltada para a criançada com brincadeiras e atrações infantis que foram pensadas para a toda família.
O Bailinho Infantil, que será realizado no Espigão Costeiro, promete esquentar a tarde do domingo (11), com apresentações culturais e muita folia para a criançada curtir o Carnaval de Todos com segurança e comodidade.
Beira-Mar
A folia no circuito terá início no domingo e segue a até terça–feira 13, com blocos alternativos comandados por artistas locais. A concentração dos Blocos de Trio e jardineiras será na a Praça Maria Aragão com chegada à Praça Manuel Beckman, próximo ao Viva Beira-Mar. Durante os dias de folia, os Blocos Afros irão abrir o circuito às 16h com um Banho de Axé, logo em seguida, os Blocos alternativos continuarão a festa fazendo a alegria do folião.
No domingo (11), o “Bloco do Lamparina” faz a abertura do circuito com o grupo Lamparina, Gaby Amarantos, Pinduca e Manobloco, comandado pelo cantor maranhense Mano Borges. Na Segunda-feira (12), é a vez do “Bloco Bota pra Moer” dá início a programação do Circuito Beira-Mar, com Criolina, Elza Soares e outros convidados.
E para encerrar a festa, na terça-feira (13), a folia começa com o “Bloco Bittencá e Acolá”, que promete colocar todo mundo para dançar com Flávia Bittencourt, Maria Gadú e Bicho Terra. Neste dia, o circuito será fechado pelo “Bloco Samba, Carnaval e Argumento” encerra o circuito Beira mar com o grupo Argumento, Péricles e Fundo de Quintal.