Na madrugada desta quinta-feira (24), por volta das 5h da manhã (23h no Brasil), começaram os ataques a Ucrânia autorizado pelo presidente da Rússia Vladimir Putin.
Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou que não vai aceitar nenhum tipo de interferência estrangeira.
Os bombardeios já foram registrados em mais de 10 cidades do país. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba fez um apelo pela TV: “O mundo deve parar Putin. Eles estão bombardeando todo o país”.
As tropas russas desembarcaram na cidade costeira de Odessa e estão cruzando a fronteira em direção as cidade de Kharkiv e Kiev, capital da Ucrânia. Muitas explosões estão sendo ouvidas em várias partes do país.
Cidadãos ucranianos fogem de Kiev, capital da Ucrânia com médio dos ataques e emissora de rádio da Ucrânia pedem que a população procure abrigos nucleares.
“A Rússia sozinha é responsável pela morte e destruição que este ataque trará, e os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma unida e decisiva. O mundo responsabilizará a Rússia", diz comunicado do presidente Joe Biden.
Até a publicação desta matéria (01h55), não foram divulgadas infrmações se os ataques causaram mortes no país.