Congresso vai debater sobre o autismo, neste final de semana, em São Luís

20/04/2023

Há 12 anos não era realizado no Maranhão um evento para abordar e trocar conhecimentos sobre o Autismo. Mas nos dias 22 e 23 de abril, acontece na capital maranhense, o Congresso “Salud Cuidar Mais Autismo: um compromisso da Família, escola e sociedade.”

Pela primeira vez, estarão reunidos, durante dois dias, profissionais que são referência nos estudos sobre neurodesenvolvimento no Brasil. Adriana Cunha Teixeira, Juliana Rocha, Pedro Maia, Patrícia Trinta e Lucelmo Lacerda são alguns dos nomes confirmados para evento. Eles irão debater com os participantes informações e compartilhar experiências.

Segundo a diretora da Salud Cuidar Mais, Ana Paula Duarte, o evento tem como objetivo trazer conhecimentos, propor melhorias nos atendimentos às crianças e adolescentes e debater sobre o papel da escola, sociedade e família na luta a favor do reconhecimento e conscientização do autismo.

O Salud Cuidar Mais Autismos já está sendo considerado um dos maiores eventos educacionais que já aconteceu no Maranhão sobre o tema. O congresso acontece, sábado (22) e domingo (23), no Multicenter Sebrae, a partir das 9h. Detalhe: o evento vai oferecer certificado e terá também uma praça de alimentação pra facilitar a vida dos congressitas. Mais informações pelo telefone (98)99105.8908.

Você sabe o que é o autismo? O autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico que causa déficit na comunicação ou interação social, como nas linguagens verbais ou não verbal e na reciprocidade socioemocional. O Transtorno do Espectro Autista afeta o comportamento do indivíduo, e os primeiros sinais podem ser notados em bebês de poucos meses.

Você sabia que em 2012 foi sancionada, no Brasil, a Lei Berenice Piana (12.764/12), que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista? A legislação determina o acesso a um diagnóstico precoce, tratamento, terapias e medicamento pelo Sistema Único de Saúde; à educação e à proteção social; ao trabalho e a serviços que propiciem a igualdade de oportunidades. Este foi um marco legal importante para garantir direitos aos portadores de TEA.

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER