O presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira, será ouvido nesta terça-feira (25) na CPI do Transporte a convite do vereador Chico Carvalho (PSL). A expectativa é que o executivo deponha, como convidado, a partir das 10h de amanhã, 25/01, de forma online.
Para o Sindicato das Empresas de Transporte (SET), a presença de Otávio Vieira é muito oportuna, ainda mais em um momento tão delicado, em que várias cidades brasileiras, a exemplo da capital maranhense, estão a ponto de ter um colapso em seu sistema de transporte.
O atual secretário da SMTT, Diego Baluz, confirmou que os valores do subsídio devidos pela Prefeitura, em função do acordo para o fim da greve, estavam atrasados. “Há atrasos com as concessionárias e serão cumpridos até o final deste mês (janeiro)”, afirmou. Diego Baluz também informou que, com o término do período do subsídio, o município já estuda alternativas de prorrogação do mesmo, um aumento tarifário, entre outras medidas previstas em contrato.
Em tempo - Prefeitos de vários municípios e empresários do setor estão esperançosos que seja aprovado pelo Congresso Nacional, em fevereiro, um projeto de lei que destine recursos da União para subsidiar parte dos custos com o sistema, especialmente com a gratuidade para idosos com 65 anos ou mais.