Cultura: “Acabaram com o Cacuriá de d. Teté e nasceu um novo grupo”

14/06/2024

Após 38 anos de existência do Cacuriá de Dona Teté e no mês do  centenário da Dama da cultura do Maranhão, e no dia de Santo Antônio, foi anunciado que a partir de agora o grupo não mais terá o nome da sua fundadora, mas terá outra denominação: Cacuriá Balaio de Rosas.

Em uma coletiva na sede do grupo cultural, com a presença de integrantes do grupo, a cantora Rosa Reis fez a leitura dessa mudança. A artista frisou da importância de Dona Teté, sua influência na cultura maranhense e brasileira e que ela nunca será esquecida. “Teté é muito maior do que o seu cacuriá. E como grandes símbolos precisam de liberdade para existirem e na intenção de que ela siga influenciando não apenas um, mas todos os grupos de cacuriás, cantores e compositores, o inesquecível nome cacuriá de dona Teté entra para a história como símbolo cultural do Maranhão”

Ao responder as perguntas da imprensa, Rosa Reis disse que embora o nome de Dona Teté não esteja no espetáculo, ela estará sempre presente e nunca será esquecida. Mas será mesmo que o nome e o legado da dama da cultura popular maranhense não serão esquecidos? Só tempo dirá.

Mas essa mudança não deve ter sido muito fácil. “É uma transição muito dolorida nesses dias de conversa, de conversas entre nós do grupo e conversa com a própria família de teté que também tá com a gente nesse processo de transição, que é importante ressaltar”, disse Luana Reis, dançarina do grupo.

Nas redes sociais, muitas críticas a retirada do nome Teté. “E assim morre um dos melhores grupos de dança”, disse um internauta. “Teté é muito maior que o Laborarte, o Laborarte só é o que hoje graças ao Cacuriá que Teté recriou e impulsionou com sua capacidade artística”, escreveu outro seguidor.  “Isso é uma falta de respeito sem tamanho com a criadora e com o legado dela”, disse outra pessoa nos comentários. “Não tentem apagar o legado da maior de todos os tempos”

Mas teve também quem apoiasse. “Esse balaio de rosas vai florir e espalhar muitas sementes”, disse um seguidor. “Vida longa ao Cacuriá Balaio de Rosas”, desejou um fã. “Tem meu respeito. Mulheres com representatividade de muita resiliência”, dizia outra mensagem.

Após o anúncio, o grupo Cacuriá Balaio de Rosas foi batizado e começou a sua temporada junina.

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER