Pelo andar da carruagem, ou melhor das negociações, a Assembleia Legislativa do Maranhão a partir de 2023 será presidida por uma mulher: Iracema Vale, que recebeu mais de 100 mil votos. A deputada, eleita para um primeiro mandato, está sendo considerada a grande líder para comandar a ALEMA.
E pelo visto essa liderança foi sacramentada na manhã deste domingo (18), após sua diplomação, com a deputada estadual Iracema Vale, recebendo para um café da manhã 30 deputados, que já aderiram ao projeto da parlamentar para o comando da Casa do Povo.
E como será que Othelino Neto (PCdoB) viu isso? Ele tinha dito ao jornal O Imparcial, em matéria de capa, publicada dia 12, que tinha 25 deputados como aliados e mais 3 em negociação. Mas esse café da manhã de hoje fez cair por terra essa afirmação. Afinal, quantos votos ele teria caso vá concorrer à reeleição?
Ao que parece, pelos apoios dado à Iracema Vale (PSB), os deputados não querem Othelino Neto como presidente. Então o melhor mesmo é ele fechar um acordo e assim evitar uma grande derrota para aquela que, em um primeiro mandato, deverá ser a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão.