Empatia: Brasil se uniu de Norte a Sul para ajudar os desabrigados das enchentes no RS

09/05/2024

Desde que as primeiras imagens começaram a pipocar na internet e mostraram como o Rio Grande do Sul ficou com as enchentes causadas pela chuva que cai no estado, uma rede de solidariedade foi formada em todos os cantos do país para ajudar os gaúchos.

Famosos, influenciadores, anônimos, cantores, jogadores, entidades civis, empresas privadas, amigos e vizinhos se uniram em uma busca frenética para arrecadar alimentos, roupas, remédios, kits de higiene, material de limpeza e água potável e estes estão sendo enviados para o estado de vários pontos do país para amenizar a situação dos desabrigados.

Não citarei nomes porque não caberia nessa matéria a quantidade de pessoas que estão doando, que estão se voluntariando para ajudar a amenizar o sofrimento da população e dos animais. Nas redes sociais espalham-se milhares de pedidos de alimentos ou doações em dinheiro através das campanhas de solidariedade.

A bem da verdade é que a situação no estado não é das melhores. Centenas de pessoas trabalham incansavelmente na busca de vitimas em conjunto com os homens do Exército, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil para resgatar as pessoas que estão ilhadas. Outros tantos ajudam os desabrigados. O Rio Grande do Sul está em frangalhos. O governo do estado decretou estado de calamidade pública.

Um boletim divulgado pela Defesa Civil, nesta quarta-feira (8), informou que o número de mortos por conta dos temporais chegou a 95, e outros quatro óbitos estão sob investigação. Cerca de 132 pessoas estão desaparecidas e 361 feridas. Mais de 350 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Seja solidário

Aqui na capital maranhense, muitas ações estão sendo realizadas em prol do povo rio-grandense. E você também pode fazer parte dessa rede solidária, seja doando através de pix ou deixando suas doações nos pontos de coleta. O Golden Shopping Calhau, o Aeroporto Cunha Machado, a Clínica Dra.Tiana Passos, no Vinhais, a OAB/MA, a Universidade Ceuma, as Óticas Veja, a loja Espaço Fátima Lima (Calhau) são alguns pontos de arrecadação de doações. Alimentos não-perecível, água mineral, material de limpeza, higiene pessoal, cobertores são alguns itens que você pode doar. 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER