Há 26 anos o artista plástico e turismólogo Enoque Silva desfila na Marquês de Sapucai. Destes anos todos, 22 deles na Academicos do Grande Rio. E em 2019 não foi diferente: mais uma vez, o maranhense pontuou radiante na passarela do samba carioca.
A Grande Rio foi a terceira escola a entrar na avenida, já na madrugada de segunda (4). E mesmo com a chuva que caiu na cidade do samba, lá estava Enoque brilhando e extravasando todo o seu amor pelo carnaval. Ele veio no carro Deu ruim na rede e sua fantasia era a Face News, representando as armadilhas que todos caem na rede de internet, as abomináveis fake news.
E por que a fantasia? É que a escola trouxe para a avenida o tema "Quem Nunca...que atire a primeira pedra”, que focava sobre maus hábitos das pessoas no trânsito, nas redes sociais, nas cidades e com a natureza.
“Foi um desfile tranqüilo, equilibrado e pautado nas regras que têm que ser seguidas pra que toda escola realize um magnífico espetáculo e venha a brigar por um título. A comunidade mais presente mais atuante”, afirmou o maranhense.
Enoque em mensagem enviada a esta jornalista, após o desfile fez uma observação: “continuo achando que as celebridades atrapalham que ajudam. A escola não precisa disso. A escola precisa é de samba no pé, amor a sua comunidade e muita garra”.
Amor pelo Carnaval
Já são 40 anos vivenciando a folia do Carnaval. E essa relação começou em 1979, na capital maranhense, onde Enoque deixou sua marca registrada em escolas de samba, blocos tradicionais, nos clubes e bailes carnavalescos. E o reconhecimento de todo esse talento e dedicação veio em 2016, quando Enoque Silva foi homenageado pela escola de samba Tuma de Mangueira, do bairro do João Paulo, de São Luís. O enredo “Enoque Silva: cisne dourado do lago joãopaulino”, contou a história de um maranhense artista apaixonado pelo Carnaval.