O setor de eventos do Maranhão começou a ver uma luz no fim do túnel após a decisão do governador, Flávio Dino, autorizar uma flexibilização para este setor. A partir da próxima semana, poderão ser realizados eventos, mas com um número reduzido de convidados.
“Estamos adotando um regime um pouco mais flexível, sempre com muito senso de proporcionalidade, evitando extremismos. Nós estamos fazendo, a partir de agora, uma flexibilização, lenta, progressiva, passo a passo, para que nós possamos ter, o máximo quanto possível, entre aspas, a normalidade, mas sem por em risco a saúde e o esforço sanitário”, informou Dino, em entrevista coletiva on-line, nesta sexta-feira (7).
Segundo, Gisela Diniz, cerimonialista, essa volta com pequenos números de pessoas foi correta, assim é possível trabalhar o protocolo sanitário, que é essencial. “Tem que começar com pouca quantidade. Não tinha mais como ficar parado. Era totalmente inviável”, disse.
“Não podemos ter retrocesso. E para isso precisamos do esforço do empresariado”, Flávio Dino
Para os donos de bufês, decoradores, fotógrafos foi uma boa notícia, já que a categoria estava há meses sem contratos, sem clientes, sem eventos. Muitos profissionais já não tinham mais como pagar as contas e até comprar alimentos.
“O momento é de cautela pelo que estamos vivendo, por conta da Pandemia, mas precisamos retomar às nossas atividades, assim como muitos seguimentos já retornaram, pois diversas famílias dependem dessa ocupação para o sustento dos seus”, me disse a empresária Adriana Goulart, do Residencial Recepções. Ela informa que a empresa tem trabalhado “sempre cumprindo todas as normas de segurança estabelecidas, pois primamos pela segurança dos clientes e para o desenvolvimento de nossos serviços”.
Todos os profissionais que vivem, e sobrevivem dos eventos são unanimes no que se refere a segurança dos clientes. “A gente tem que voltar sim. E voltar com muito cuidado”, falou a cerimonialista Simone Castilho, que está na expectativa, pois tem uma agenda de eventos fechada a partir de junho. Ela informou que os cancelamentos foram pouco, pois tem dado algumas opções aos clientes. “O cliente bem orientado consegue entender que o sonho sempre vale a pena”, disse.
Confira a entrevista coletiva abaixo: