Na manhã desta segunda-feira (19), o mundo acompanhou pelas TV, ao vivo, e redes sociais, as últimas solenidades póstumas para a Rainha Elizabeth II, que morreu no dia 8 de setembro, na Escócia.
O que vimos nestes 11 dias após o falecimento da soberana foram diversos momentos cheios des ignificados desde que foi anunciado a morte dela até o seu funeral. Foram Homenagens. Centenas de milhares de homenagens.
Jamais veremos, nessa vida, um monarca governando por tantas décadas, assim como foi Elizabeth II, que cumpriu 70 anos de reinado, sendo ele considerado a mais longevo do mundo.
O funeral gerou muitas imagens, muitas fotos que fica até difícil escolher só uma ou duas para ilustrar essa matéria. A única coisa que posso dizer é que foi lindo de se ver. Ele já ficou pra história.
O cortejo fúnebre, o rufar dos tambores, o som da gaita de foles, o marchar cadenciado da família e dos militares, a popa durante todo o trajeto, o Big Bem tocando a cada 1 minuto enquanto a procissão se movia pelas ruas de Londres e Windsor foi marcante e emocionou quem acompanhava.
O caixão da Rainha ao sair da Abadia de Westminster foi levado pela Carruagem de Armas do Estado, puxada por 142 membros da Marinha e passou pela Praça do Parlamento, Palácio de Buckingham e finalizou no Arco de Wellington, monumento que marca a derrota de Napoleão pelo duque de Wellington.
De lá o corpo da rainha seguiu em procissão no carro funerário para o Castelo de Windsor. Ao chegar ao seu destino, milhares de pessoas aguardavam para prestar última homenagem a sua majestade. Todos na Long Walk aplaudiram quando o carro fúnebre passou, alguns baixaram a cabeça em sinal de respeito.
Quando a rainha chegou a Capela de São Jorge, o Rei Charles 3º e demais integrantes da realeza caminharem atrás do carro funerário da rainha quando ela foi levada para a Capela de São Jorge onde 800 pessoas foram convidadas a acompanhar as ultimas homenangens à Elizabeth II.
Atualizado as 17h29 - A Família Real participou do enterro privado na Capela Memorial do Rei George, em Windsor. Seu corpo foi colocado ao lado de seu falecido marido, o Duque de Edimburgo. No local tambpém estão enterrados seus pais, Rei George VI e a Rainha mãe Elizabeth e a irmã, princesa Margaret.
*Com informações da BBC