A mostra “O Ritmo de Gil” reúne um acervo com mais de 40 mil imagens e 900 gravações históricas e está disponível na plataforma Google Arts & Culture. O museu é a maior retrospectiva online dedicada a um artista vivo.
Os visitantes poderão saber da história de Gilberto Gil, desde a infância na Bahia até a eleição para a Academia Brasileira de Letras em 2022, nas versões Português e Espanhol.
Todo o acervo digital do projeto foi coordenado pela biógrafa e pesquisadora musical Chris Fuscaldo. A homenagem é uma celebração a obra de Gil e proporciona um passeio histórico por várias fases do artista.
Em tempo - Mesmo não sendo um assíduo usuário das redes sociais, em seu perfil no Instagram, o musico fez uma reflexão sobre seus 80 anos. "Vendo o panorama geral da minha vida, fiz tudo para ser quem sou, para estar no lugar em que estou e sentir a vida de modo a estar em conformidade com ela. É o que sempre digo: conformidade conforme a idade. Tenho a idade que tenho hoje e uma vida em conformidade com ela".
Conheça o museu virtual O ritmo de Gil neste link.