Golpe: Maranhenses têm contas do Instagram hackeadas

24/01/2022

Nos últimos dias maranhenses tiveram suas contas hackeadas por criminosos que publicaram Stories anunciando celulares, TVs, geladeiras, sofás e máquinas de lavar e outros produtos por preços atrativos. O golpe está deixando muitos usuários da rede social com dor de cabeça.

Usando o nome do usuário do Instagram, eles postam mensagens dizendo que a pessoa está de mudança e que precisa vender os itens, por sinal por um valor bem abaixo do mercado. Outros são mais carudos e mandam mensagens pedindo dinheiro. 

A jornalista Andrea Brito teve a conta hackeada no dia 22 de janeiro e ainda não conseguiu recuperá-la e muito menos teve um retorno do Instagram. “Eu tentei entrar no meu perfil e não consegui. De imediato percebi”, disse ao Blog. Ela criou uma nova conta, mas está em contato com o Instagram para recuperar a que foi roubada.

A médica Nayra Reis, de Presidente Dutra, também tomou um susto. Sua conta com mais de 17 mil seguidores foi invadida e postaram várias ofertas de produtos. Depois de algumas horas para sua sorte, conseguiu recuperar. “Com vídeo de reconhecimento facial. Ai eles (o Instagram) liberaram para redefinir a senha”, disse.

Até a publicação desta matéria novos perfis foram “roubados”. Só nesta segunda-feira (24), eu vi umas 5 mensagens de maranhenses informando que a conta dos seus amigos estão sendo usando por golpista.

Como o golpe acontece?

Os golpistas criam perfis falsos de hotéis, bares, restaurantes, supermercados no Instagram e a partir daí começam a mandar mensagem direta (DM) aos usuários oferecendo promoções.  Para ganhar os prêmios, a pessoa precisa fornecer o número do celular e clicar em determinado link, usado pelos golpistas para os dados da conta. A partir daí a conta é hackeada e a pessoa já não tem mais acesso ao perfil.

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER