Esta semana não deve ter sido nada fácil para os funcionários das gigantes da tecnologia. É que foi anunciado pela Microsoft, Amazon e Google um corte radical nos seus postos de trabalho.
O Google, leia-se Alphabet, vai desligar 12 mil colaboradores, o que representa cerca de 6% da força de trabalho da marca. Já a líder mundial do varejo Amazon informou que 18 mil funcionários serão demitidos. E não ficou por ai. A Microsoft confirmou o desligamento de 10 mil pessoas até o final do terceiro trimestre de 2023.
E o que levou essas grandes empresas a essa demissão em massa? Segundo os especialistas no mercado de tecnologia, o cenário econômico incerto é uma das respostas para os cortes em massa em todas as big techs e também a queda na receita com propaganda.
Segundo o site G1, a Apple, Microsoft, Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp), Alphabet (dona do Google) e Amazon, vivem um mau momento. Nos últimos 12 meses, elas perderam juntas quase US$ 4 trilhões em valor de mercado.
Os dados são de um levantamento feito por Einar Rivero, do TradeMap, a pedido do g1, comparando os valores de mercado no último dia 4 com os de 1 ano atrás.