O governador Flávio Dino anunciou que as famílias prejudicadas pelas fortes chuvas das últimas semanas vão receber o Cheque Minha Casa para reconstruir suas residências. O programa já existe na Grande Ilha e agora vai ser estendido para municípios fortemente atingidos por enchentes e alagamentos. Cada família receberá um cheque no valor máximo de R$ 5 mil, conforme a avaliação do dano feita pelos Bombeiros.
O anúncio foi feito na cidade de Pedreiras, na sexta-feira, 13, onde o governador esteve para manter o acompanhamento de perto que tem sido feito pelo Governo do Maranhão. Ele também foi até Trizidela do Vale, outra cidade atingida. “Nos municípios em que haja calamidade pública decretada e reconhecida, vai haver a possibilidade, mediante avaliação individual por domicílio feita pelo Corpo de Bombeiros, de darmos apoio financeiro às famílias”, afirmou o governador. A loja fornecedora do material de construção ou do mobiliário e dos eletrodomésticos que receber o cheque será ressarcida mediante desconto do ICMS.
Neste sábado, 14, o vice-governador Carlos Brandão sobrevoou a cidade de Tuntum, junto com o prefeito Cleomar Tema, secretários das pastas das Secretaria de Desenvolvimento Social e da Casa Civil, Francisco Júnior e Rodrigo Lago, respectivamente, em uma ação de monitoramento dos efeitos das chuvas na região. Durante visita foi feita a entrega de mantimentos em regiões afetadas pela chuva. "Ainda não temos a solução para todos os problemas, mas estejam certos de que os nossos braços jamais estarão cruzados, mas estendidos, para atendermos ao povo maranhense em um momento de calamidade pública como esse”, afirmou o vice-governador Carlos Brandão.
Ações imediatas
Um total de 1.343 pessoas foram afetadas pelas chuvas no município de Tuntum, segundo dados da Defesa Civil do Estado, repassados pela Prefeitura. As águas causaram danos em pelo menos 376 habitações, deixando as famílias desabrigadas. O Governo do Estado enviou equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em apoio aos moradores. Todos os atingidos foram transferidos a locais seguros em abrigos ou casas de familiares e recebem acolhimento das equipes.