Depois de perceber que a imagem do Governo sairia arranhada, o presidente Lula decidiu que não mais irá taxar as compras de até U$50 feitas pelas pessoas físicas nos sites asiáticos, leia-se Shein, Shopee e AliExpress.
Essa decisão anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixou os consumidores felizes da vida. Eu estava conversando com algumas pessoas que são fãs em comprar nestes sites e eles falaram: “Queriam acabar com a gente. Está difícil comprar nas lojas do Brasil. Tudo muito caro”. E eles comemoram a decisão de não derrubada da isenção.
De acordo com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), associação de empresas do setor, as compras internacionais mais do que triplicaram entre 2018 e 2021 no Brasil.
Taxados na Shein
Mas nas redes sociais alguns estão indignados, pois estão sendo taxados. “Minha encomenda da Shein foi taxada, eu não acreditoooooo”, escreveu um tuiteiro. “Fui taxada na “Shein pedi revisão de taxa. Espero que não dobrem o valor””, reclamou outra internauta. “Cancelei minha compra na Shein pois fui taxada com 285,00 e a compra foi menor que o valor da taxação”, disse outra. “Fui taxada em uma miséria compra de 110 reais”, tuitou indignada outra compradora. Tem consumidores na expectativa que isso não aconteça com eles.