Imagino que não deve ser fácil para os advogados que integram a lista sêxtupla da OAB/MA. A ansiedade deve estar a mil. É que eles agora estão nas mãos do TJ/MA para formar a listra tríplice que será enviada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão ao governador Carlos Brandão.
O bom seria se o TJ/MA formasse uma lista tríplice totalmente feminina. Mas, contudo, todavia, entretanto...Atualmente, dos trinta desembargadores, que compõem a instância máxima do Judiciário maranhense, cinco são mulheres. Nelma Sarney, Maria das Gracas Duarte Mendes, Ângela Salazar, Francisca Galiza e Sônia Amaral Fernandes Ribeiro.
Essa luta é árdua! Na minha humilde opinião, essa escolha deveria ser da própria OAB/MA, mas não é bem assim. A decisão de quem será o próximo desembargador, representante da advocacia maranhense, passa pelo TJ/MA e finaliza com o governador. Espero que ele decida por uma mulher para essa vaga, afinal temos pouquíssimas desembargadoras no TJ/MA.
Fazem parte da lista Sêxtupla: Lorena Saboya Vieira Soares (53 votos), Josineile de Sousa Pedroza (51 votos), Ana Cristina Brandão Feitosa (44 votos), Flávio Costa (50 votos), Hugo de Assis Passos (40 votos, atendo quesito cota racial), e Gabriel Costa (35). Cerca de 68 conselheiros, entre titulares e suplentes, decidiram por estes nomes, após a sabatina realizada entre os 12 advogados mais votados pela classe.
O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, já esteve, na manhã desta sexta-feira (19), entregando ao desembargador Paulo Velten, presidente do Tribunal e Justiça do Maranhão, o documento com os nomes dos seis advogados que integram a lista sextupla da OAB/MA.