21 de abril de 2025. Essa data ficará marcada para a Igreja Católica Apostólica Romana, pois nesta segunda-feira, foi anunciada a morte do Papa Francisco. O pontifice morreu, aos 88 ano, às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. desta segunda. O anúncio foi feito em vídeo e publicado nas redes sociais do Vaticano.
"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", dizia o comunicado oficial. Horas após, foi informado que o pontífice morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
O pontificado do argentino Jorge Mario Bergoglio no trono de Pedro durou 12 anos, sendo o papa número 266. Ele foi o primeiro Papa jesuíta, primeiro Papa originário da América Latina, primeiro a residir fora do Palácio Apostólico. Aliás, Francisco foi também o primeiro a abolir o segredo pontifício para casos de abuso sexual dentro da igreja.
Segundo informou o site do Vaticano, “o translado do corpo do Santo Padre para a Basílica Vaticana para a homenagem de todos os fiéis ocorrerá na manhã de quarta-feira, 23 de abril de 2025 e ficará durante três dias para visitação pública. Era desejo de Francisco que seu corpo fosse colocado em um caixão de madeira com revestimento de zinco e que seja enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Seu desejo será cumprido.
Segundo informações publicadas na imprensa internacional, no momento do sepultamento, o rosto do papa será coberto com um véu de seda branco e junto a ele serão colocados uma bolsa com moedas cunhadas durante seu papado e um documento que relata brevemente sua vida e pontificado.
A Igreja Católica declara o período de "Sede Vacante", ou seja, a Igreja Católica fica sem um líder e o clero vai se reunir para a escolha do novo papa. Neste período quem está responsável pela administração dos bens e do Tesouro do Vaticano, e que irá organizar as cerimônias fúnebres, é o camerlengo, cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell. Ele também ajudar na organização do Conclave, que é a eleição para o novo papa. A votação deve se iniciar em até 20 dias, onde cerca de 120 cardeais devem se reunir para eleger o novo líder da Igreja Católica.
Últimos momentos – Contrariando todas as recomendações médicas, Francisco se fez presente em alguns momentos importante na Semana Santa. No Domingo de Ramos (13), o Papa saudou os fiéis da Praça de São Pedro, apesar de não presidir a celebração. Na quinta-feira santa, Francisco visitou a prisão Regina Coeli, em Roma, onde permaneceu cerca de meia hora com 70 detentos, levando palavras de esperança. Já Na manhã de domingo (20), Francisco apareceu pela última vez na sacada central da Basílica de São Pedro para dar a bênção Urbi et Orbi. O sacerdote ainda andou de papamóvel pela Praça de São Pedro saudando os fiéis.