O Poder Judiciário do Maranhão, nesta sexta-feira (27), instalou a 54ª sala do projeto “Justiça de Todos”, no termo judiciário de Vila Nova dos Martírios, cidade a 661 km de São Luís e onde residem, segundo dados do IBGE, 13 mil pessoas. A instalação de pontos de inclusão digital (PID) amplia o acesso à Justiça em cidades que não são sede de comarcas.
Com a instalação do ponto digital, a população vilanovense passa a contar com um canal direto de comunicação com o Fórum de São Pedro da Água Branca e todos os órgãos do Sistema de Justiça. Assim vai eliminar gastos de até R$ 50 da população com transporte intermunicipal em um deslocamento de 80 km entre ida e volta ou uma hora e 30 minutos de viagem, para participar de audiências e/ou ter acesso a outros serviços do Poder Judiciário.
A sala instalada na Centro Administrativo do município, situado na Rua Lourentino Soares, s/n.º, Centro, foi viabilizada por meio de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Vila Nova dos Martírios, que cedeu o espaço físico, internet e um colaborador, treinado pela Corregedoria, para dar suporte técnico de atendimento a quem precisar utilizar os serviços disponibilizados.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, participou da solenidade de instalação da sala por videoconferência direto do seu gabinete no prédio-sede da Corregedoria, em São Luís. Ele agradeceu a parceria do magistrado e do município, destacando as funcionalidades da ferramenta tecnológica direcionada para ampliar o acesso à Justiça. “Nos lugares onde instalamos o projeto já realizamos diversos atos, participação em sessões do Tribunal do Júri, conciliações, divórcios, atendimento do Ministério Público, Defensoria, de modo que temos uma gama de possibilidades para explorar a partir de agora em prol da população de Vila Nova dos Martírios”, explicou o desembargador.
*Com infrmações da Assessoria de Imprensa da CGJ