É fato que o ludovicense está encantado com a decoração junina da Praia Grande, ou “Reviver”, como é comumente chamado o Centro Histórico da capital maranhense. A prova disso é que desde o dia 26 de maio, quando as coloridas bandeirinhas começaram a tremular nas ruas Portugal e Estrela, o número de clicks triplicaram pelas redes sociais.
No último final de semana, as ruas do “Reviver” foram completamente tomadas pelas bandeirinhas. Por onde andei o que vi foram milhares de pessoas, com celulares e máquinas fotográficas, registrando as mais diferentes poses tendo como cenário a decoração junina idealizada pela Secretaria Estadual de Cultura do Maranhão.
A decoração, por sinal belíssima, é assinada pelo artista paraibano João Carlos, da empresa Artes na Rua, que já realiza décor como estas em Pernambuco, Paraíba e Bahia. São mais de 6 mil metros quadrados de bandeirinhas que juntas formam os símbolos da cultura maranhense. “Eu e minha equipe criamos as artes e enviamos para eles. Desde 2017 estava tentando trazê-los para São Luís”, me falou o gestor da pasta, Diego Galdino. Ele, por sinal está só sorrisos com a repercussão positiva do projeto.
A prova de que a secretaria está satisfeita com o resultado é que as prévias juninas que aconteceriam somente nos dias 14 e 15 de junho foram antecipadas. Nesta quarta-feira (5), o Centro Histórico será “invadido” pelo som marcante do tambor de crioula e das saias rodadas das coreiras.
As prévias vão até 15 de junho, às quartas-feiras, na Casa do Tambor de Crioula; às quintas, sextas, sábados e domingos, na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís. Na programação, muito Bumba-meu-boi, danças regionais e tambor de crioula.
Segundo o secretário Diego Galdino essa antecipação se deu pelo sucesso de público e a grande procura pelo Centro Histórico. E qual a expectativa para as prévias? “Que a população abrace o novo centro e que consiga legar as famílias e divulgar nosso estado para o mundo”, falou. Então Juninem-se!!
Programação
Casa do Tambor de Crioula
Quarta-feira (5 de junho)
18h – Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé
19h – Tambor de Crioula de Apolônio
Praça Nauro Machado
quinta-feira (6 de junho)
18h – Tambor de Crioula Unidos Venceremos
Sexta-feira (7 de junho)
18h – Cacuriá de Dona Teté
19h – Brilho da Ilha
20h – Boi Barrica
Sábado (8 de junho)
18h – Boi Novilho Branco
19h – Cia Encantar
20h – Boi de Santa Fé
Domingo (9 de junho)
17h – Boi Nina Rodrigues
19h – Baile de Caixa
20h – Boi de Axixá