A inspeção judicial realizada nas obras de reforma Hospital da Criança ("Odorico Amaral de Matos"), no bairro Caratatiua, em São Luís mostrou que aquela casa não está bem de saúde.
A inspeção foi realizada pela juíza Kariny R. Bogéa Santos, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Ilha de São Luís, na manhã desta quinta-feira (20). Participaram da vistoria representantes do hospital, das secretarias municipais de saúde de obras e serviços públicos, da Secretaria de Infraestrutura, da Superintendência da Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão – SUVISA, e do Ministério Público.
E o que foi contatado? Durante a inspeção, a juíza constatou que os serviços de reforma permanecem atrasados. “Relataram que tiveram dificuldade para acomodar pacientes e liberar espaço para o avanço da obra. Em relação à visita realizada no mês passado, avançaram nas instalações elétricas e de prevenção a incêndios. No terceiro andar iniciaram o fechamento do forro e pintura”, disse a juíza à Corregedoria.
E como vai ficar? A diretoria do hospital informou que era para acabar até o final de abril, mas que isso não vai mais ser possível e que agora o prazo ficou para o segundo semestre deste ano. Será que quando chegar no setembro vão continuar empurrando com a barriga?
A última inspeção judicial foi feita em 1º de março deste ano, quando foram visitados os espaços onde vão funcionar as enfermarias, quartos/leitos e UTI’s, e foi constatado que a reforma estava inacabada e pendente da colocação de forros e finalização das instalações elétricas, com a fixação de interruptores.
Para tentar mudar esse cenário de crise, o prefeito Eduardo Braide postou em suas redes sociais, por volta das 20h, um video onde fala que em breve as reformas serão entregues. “Estamos investindo, com recursos do Município, mais de R$ 12 milhões para que nossas crianças possam ter um hospital com a qualidade e o conforto que elas e família merecem”, escreveu. Será que o video foi gravado depois da inspeção desta manhã? Parece que sim.
Bom, vamos aguardar as cenas dessa novela hospitalar.