Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a LBV, em São Luís, suspendeu o atendimento presencial em seu Centro Comunitário de Assistência Social, localizado na Vila Passos, em virtude da pandemia causada pela Covid-19.
Como a maioria dos atendidos não tem acesso à internet, nem celular ou computador, o esforço e criatividade estão sendo dobrados para viabilizar que todos consigam realizar as atividades propostas, a exemplo da confecção de jogos com materiais recicláveis, artesanato, pintura, colagem, atividades recreativas e outros.
A educadora da LBV na capital, Aline Rachel Frazão, explica que o objetivo das atividades socioeducativas nesse momento de pandemia, além de assegurar direitos, possui a finalidade educativa, e o resgate e fortalecimento dos vínculos familiares desses usuários. “As atividades estão sendo enviadas através de grupos de transmissão (WhatsApp), e para as crianças (famílias) que não possuem acesso à internet, estamos disponibilizando as atividades impressas na instituição assim proporcionando a inclusão, o acesso a todos”, afirma.
Cada criança recebe as atividades impressas, além do material necessário para ser realizado em cada atividade, a exemplo de lápis para colorir, lápis para escrever, borracha, cola, tesoura, entre outros. Os responsáveis buscam as atividades 1 vez por semana na LBV, de forma alternada para não gerar aglomeração. Ao chegar no local os educadores os recebem, usando máscaras e luvas, além de manter sempre a distância.
Ana Valéria Santos é mãe do Cristiano Ronaldo e fala da importância das atividades para o filho. “As atividades que a LBV está dando para as crianças é de suma importância, pois as crianças não ficam ociosas em casa. Esse trabalho está sendo muito bom para o desenvolvendo social e intelectual para as crianças e adolescentes atendidos pela LBV. E eu só tenho a agradecer pelo apoio, nesse momento de pandemia não está fácil para ninguém, parabenizo a LBV em São Luís, e minha palavra é gratidão por todo trabalho que a LBV realiza, muito obrigada LBV”,fal.
Você quer fazer parte dessa corrente solidária! Como ajudar? Acesse o site www.lbv.org e faça a sua doação ou ajude com alimentos, materiais de limpeza, higiene e materiais pedagógicos. As doações podem ser entregues no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em São Luís/MA, na Rua Catulo da Paixão Cearense, 74, Vila Passos. Informações ligue (98) 3214-1428.