Em entrevista remota, na manhã desta sexta-feira (8), o governador Flávio Dino (PCdoB), informou que a capital maranhense continua sendo o epicentro da crise sanitária e que o número de casos confirmados aumentou.
O gestor informou que novas medidas serão tomadas para evitar o crescimento do novo Coronavírus e pediu que a população colaborasse. O governador irá copiar uma decisão do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e fará o sistema de rodízio nos quatro municípios da ilha.
Rodízio de veículos
Uma das medidas que será aplicada se refere ao rodízio de placas, que começará na segunda-feira (11) e se estende até quinta-feira (14). De acordo com o governador, carros de placas ímpares só poderão circular na cidade na segunda (11) e quarta (13). Já os carros com as placas pares, serão liberados na terça (12) e quinta (14). Estão fora do rodízio, os transportes por aplicativos, táxi e veículos de empresas de atividade essencial.
Bancos
Com relação aos bancos, Dino informou que editará uma medida provisória que aumentará a multa para os bancos caso continuem com as aglomerações nas agências e não cumpram as medidas de segurança. O valor inicial é de pouco mais de R$504 mil. Caso haja reincidência, a multa será aumentada até que se tenha a colaboração das instituições financeiras. As multas começam a ser aplicadas a partir de segunda-feira (11).
Isolamento total
Sobre o lockdown, o governador disse que compete ao poder judiciário a prorrogação ou não dessa decisão. “Não serei eu a decidir”, afirmou. Para garantir mais um dia de isolamento, que termina na quinta (14), Dino decidiu antecipar o feriado de 28 de julho (Dia da Adesão do Maranhão à Independência) para o dia 15 de maio, um dia após o encerramento do lockdown. E nesse dia será mantido a restrição de entrada e saída da cidade pela br135 e ferryboty.
Comércio
O governador adiantou a sua intenção de reabrir o comercio e que isto deve acontecer a partir do dia 21 de maio, mas será uma retomada progressiva de todas as atividades comerciais e de serviços, seguindo protocolos e normas sanitárias.
Combate ao novo Coronavírus
“São Luís continua sendo o epicentro da crise sanitária”, afirmou Flávio Dino. Na coletiva, ele informou que chegaram mais 44 respiradores para ajudar no combate ao Covid-19 e que o Hospital de Campanha que está sendo instalado no Multicenter Sebrae, estará pronto no prazo de 10 dias.