Depois de meses de disputa, os brasileiros já sabem que será Luís Inácio Lula da Silva (PT) quem irá assumir a Presidência do Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2023.
Neste dia 30 de outubro, o povo decidiu que Jair Messias Bolsonaro, atual presidente, só terá um mandato. Pela vontade dos eleitores, Lula voltará a governar o país pela terceira vez. E foram os 9 estados do Nordeste que, mais uma vez, garantiram a sua vitória.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou em seu site que foi uma “eleição matematicamente definida. Lula foi eleito com 50,83%. Já Bolsonaro ficou com 49,17% dos votos. Bolsonaro foi o primeiro presidente que não conseguiu se reeleger.
Segundo os analistas políticos foi a eleição mais acirrada dos últimos anos. E foi. 59 milhões de pessoas elegeram Lula presidente. 57 milhões de pessoas queriam Bolsonaro. Essa diferença é muito significativa, por isso o presidente eleito vai ter que governar não só para quem o elegeu, mas também para aqueles que não o queriam.
Foi uma campanha onde não faltaram xingamentos e ofensas de ambos os candidatos. Nunca na história política do Brasil se viu um país tão dividido por causa da política. Segundo os candidatos e seus aliados era o bem contra o mal, o amor contra o ódio, a vida contra a morte.
O Maranhão garantiu que Lula tivesse 70,77% dos votos. Foram mais 2 milhões de maranhenses que na urna deram seu voto a Lula. Cerca de 62 mil maranhenses votaram nulos.