Algo impressionante, e inédito, aconteceu no Brasil, de 15 a 29 de setembro, sempre as 4h da manhã, onde milhares de pessoas, todos os dias, levantaram nas primeiras horas do dia para acompanhar o Santo Rosário, 40 dias com São Miguel Arcanjo, momento religioso, realizado pelo Frei Gilson, através de suas redes sociais, transmitido ao vivo, pelo Youtube, Facebook e Instagram e pela TV Canção Nova.
Durante estes dias, as transmissões reuniram mais de 500 mil pessoas, diariamente e simultaneamente, ao vivo. Mas teve dias que esses números subiram mais ainda e chegaram a bater a casa de 700 mil pessoas. Bom, fazendo uma conta por baixo, podemos dizer que mais de 20 milhões de pessoas participaram dos 40 dias da Quaresma de São Miguel Arcanjo. Detalhe: além do Brasil, o Rosário da Madrugada alcançou fiéis nos Estados Unidos, Portugal e África.
E o que de tão extraordinário aconteceu para que mais de meio milhão de pessoas acordassem tão cedo para participar dessa Quaresma? Simplesmente a vontade de estar mais perto de Deus, de se conectar com as coisas do alto. Simples assim! Durante as duas horas, foi rezado o rosário, feita a oração a São Miguel Arcanjo, adoração ao Santíssimo Sacramento, tudo intercalado por meditações e cantos.
Na Quaresma de São Miguel além dos fiéis, que participaram das transmissões, estiveram presentes, o padre Marcelo Rossi, o cantor sertanejo Zé Neto, o youtuber Rogério Vilela, além dos padres, Roger Luis e Márlon Múcio, do bispo José Negri, além de dois casais que fizeram questão de aceitar o convite do Frei Gilson para participar do Rosário.
"Parabéns por se dedicar tanto e ser fiel a Deus durante esses 40 dias. Foi maravilhoso rezar com você durante esse tempo. Juntos, crescemos no amor de Deus e no amor ao próximo. Até a próxima jornada", disseFfrei Gilson, ao encerrar a Quaresma de São Miguel, na Canção Nova, neste domingo, com a presença de mais de 70 mil pessoas.
Meta censurou Frei Gilson. Qual motivo?
Entretanto nem tudo foram flores. No dia 16 de setembro, o Instagram desabilitou as transmissões ao vivo do perfil do Frei Gilson. Motivo? A mensagem dizia que “as publicações podem não seguir as nossas diretrizes”. Ao comunicar o ocorrido, o religioso falou: “Vamos rezar para que essa situação se resolva o quanto antes, para que possamos continuar ajudando tantas famílias na fé”. Olha que interessante... Fazer lives com orações era motivo de bloqueio do Instagram. Agora, é muito engraçado que a plataforma não bloqueia os milhares de perfis com teor pornográfico. Bom, depois de cinco dias de muita batalha, o acesso as lives voltou.
Ficou só nisso? Não. Cinco dias depois, a mesma Meta simplesmente bloqueou o Whatsapp do Frei Gilson, onde ele fazia a divulgação do seu trabalho para mais de 50 grupos. Detalhe: nenhuma explicação plausível para mais essa censura. “Todos que me acompanham sabem que uso minhas redes sociais exclusivamente para rezar e levar a Palavra de Deus. E me pergunto se é justamente isso que tem incomodado”, questionou o religioso ao receber mais este bloqueio.
Quem é Frei Gilson?
O religioso assina como Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo, mas é conhecido por todos como Frei Gilson. Ele é de São Paulo, tem 37 anos e é religioso dos Carmelitas, mensageiros do Espírito Santo. É sacerdote desde 2013 e pároco desde 2014 na diocese de Santo Amaro, sufragânea de São Paulo. Desde 2016 está presente nas redes sociais. No Youtube, são mais de 5 milhões de inscritos, o mesmo tanto no Instagram, 2 milhões no Facebook e agora també no Tik Tok.
Opinião da jornalista: dos 40 dias da Quaresma de São Miguel, eu marquei presença em 38 deles. E posso dizer a vocês: foi lindo, foi emocionante e eu como católica fiquei feliz em dedicar duas horas do meu dia para Deus. Frei Gilson tem feito um trabalho evangelizador fenomenal. Mas ele mesmo disse