Eu não gosto de falar sobre medicamentos até para evitar algum tipo de propaganda, mas é importante falar sobre o uso indiscriminado do Ozempic, remédio que tem como princípio ativo a semaglutida e que é destinado para tratamento da diabetes2, mas vem sendo usado por muitas pessoas para emagrecer de forma mais rápida.
Segundo o médico Drauzio Varella, a droga foi inicialmente indicada para tratar diabetes tipo 2, mas como um de seus efeitos foi a perda de peso, logo começou a ser usada por pacientes que queriam emagrecer.
A farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do medicamento, em março deste ano, encaminhou uma nota a imprensa onde afirmava que “a companhia não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off label [uso para outra indicação que não a aprovada pela Anvisa], ou seja, em desacordo com a bula de seus produtos. O Ozempic, aprovado e comercializado no Brasil para diabetes tipo 2, não possui indicação aprovada pelas agências regulatórias nacionais e internacionais para obesidade”.
A empresa, em seu site, também informa que “tomou conhecimento de uma potencial falta da apresentação 1mg de Ozempic no Brasil durante o primeiro trimestre de 2023, resultado de uma demanda muito maior do que a prevista”. Será que isso é resultado deste uso indiscriminado do produto?
É bom deixar bem claro que quem utilizaa droga sem orientação médica e por conta própria pode estar sujeito a efeitos colaterais bem desagradáveis, tais como enjoos, vômitos e desidratação. Por isso, antes de usar do medicamento converse com seu médico.