Com certeza, você começou a fazer uso do adoçante após o médico falar que era necessário e que o produto era melhor que o açúcar. Mas agora isso mudou! Simplesmente o adoçante sem açucar faz mal e pode causar de diabetes tipo 2 até a morte.
A Organização Mundial da Saúde, divulgou nesta segunda-feira (15) novas diretrizes sobre o uso do proodutos baseados em pesquisas que mostraram que o uso desses produtos químicos pode trazer prejuízos à saúde quando utilizados em excesso e por tempo prolongado.
“Substituir açúcares livres por adoçantes sem açúcar não ajuda no controle de peso a longo prazo. As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar”, diz Francesco Branca, diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS.
Segundo a OMS, Acesulfame K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, stevia e derivados de stevia são os adoçantes mais prejudiciais para a saúde. E o que a dona OMS recomenda meu povo? Que as pessoas optem por alimentos com açúcares naturais, tais como frutas, e evitem alimentos com adição de açúcar.
Detalhe: Até a Nature Medicine, uma das mais importantes publicações do mundo sobre saúde, chegou a conclusão que o popular adoçante artificial Eritrol, que tem baixa caloria e teor de carboidratos, simplesmente tem sido associado a um risco aumentado de ataque cardíaco, derrame e morte. Socorrooooooo!