A saúde do município de São Luís já está sob nova direção. O administrador de empresas, Lula Fylho, assumiu a pasta em meio a uma série de especulações no tocante a saída da médica Helena Duaílibe. É que a nota oficial da Prefeitura de São Luís informou que a peemedebista havia pedido a demissão do cargo, mas as notícias que se sucederam após a divulgação do comunicado deixaram margens à muitas perguntas. O jornalista Diego Emir, por exemplo, publicou em seu blog que a demissão de Helena Duaílibe foi anunciada pelo secretário de Articulação Política, Jota Pinto (PEN) e que o prefeito Edivaldo Junior ligou depois pedindo desculpas. Eu contactei com a ex-secretária. Ela preferiu não comentar mais sobre o assunto e apenas disse que "agora vai tirar uns dias para descansar".
Visitas - A agenda de Lula Fylho começa a dar sinais de compromissos. O novo secretário já começou a peregrinar pelas unidades de saúde. Em sua conta pessoal no Twitter, ele postou fotos de visita feita ao Hospital Clementino Moura (Socorrão II) e fez questão de mostrar que os corredores estão vazios. Ele também afirmou que estava “feliz com o trabalho sério que a equipe vem desenvolvendo”. Pelo microblog ele garantiu que "10 áreas estarão como prioridade no nosso planejamento. Urgência e emergência estão dentre elas”. O interessante que nas últimas 24 horas Lula incorporou as palavras “avançar” e “avante” em suas postagens. Essas palavras são comumente usadas pelo secretário estadual de Articulação Política, Marcio Jerry (PCdoB).
O novo gestor tem pressa em saber como funciona a estrutura da SEMUS. Ele marcou para esta quarta-feira, 26, uma reunião com todos os servidores. Pelo visto, o auxiliar de Edivaldo Júnior quer se inteirar, imediantamente, dos problemas que a pasta enfrenta, que por sinal não são poucos. Na tarde desta terça-feira, 25, o secretário recebeu uma visita de cortesia do secretário estadual de Saúde, Carlos Lula Filho. O encontro aconteceu no gabinete de Lula Fylho, foi as portas fechadas, e somente os dois. Como foi uma visita extra oficial nenhum deles comentou o que falaram no encontro.