O que está nas entrelinhas da frase “São Luís é livre” dita por Braide?

23/07/2021

Demorou um bocadinhoi, mas o pronunciamento veio. Depois de dias acompanhando de longe a polêmica em torno da réplica da Estátua da Liberdade da loja Havan, o prefeito Eduardo Braide, na noite de quinta-feira (22), resolveu se pronunciar a favor da loja de departamentos do empresário Luciano Hang.  

Nas redes sociais eram muitos os pedidos para que o gestor da capital opinasse, mas ele parecia não querer entrar nessa briga. No entanto, mudou de ideia. Mesmo não tocando no x da questão, ou da polêmica, em torno da estátua, Braide resolveu divulgar o que pensa. 

“São Luís é livre! E sempre vai receber com entusiasmo empresas e iniciativas que gerem emprego e renda pra nossa gente. Seja bem-vinda à nossa Ilha do Amor @havanoficial”, escreveu. A mensagem em tom de cordialidade foi uma forma de apaziguar a briga que se instalou nas redes sociais maranhenses. Mas muitos se perguntaram: O que Braide quis dizer ao falar “São Luís é livre”? 

Apoio garantido

Bom, mas tirando a dúvida de lado, o pronunciamento do prefeito de São Luís teve uma repercussão positiva. Na página do prefeito no Facebook, a grande maioria foram de elogios, “Cada dia fico mais feliz ao ver que esse prefeito valoriza o nosso voto”, disse o músico Antônio Padilha. “Parabéns prefeito! Gostei da sua postura a favor do povo e do desenvolvimento econômico da nossa cidade”, escreveu Walquíria Silva. “Meus parabéns prefeito. Precisamos de mais empregos e menos politicagem barata”, postou Josivaldo Costa. “Sempre coerente”, falou Flávia Buhatem. “Precisamos de líderes assim como o senhor que tem a liberdade a esperança pra lhe guiar para ajudar nossa cidade”, pontuou Maria José.

Entenda a polêmica

Um grupo de artistas e pessoas da sociedade civil encabeçaram uma campanha com o objetivo de impedir que a réplica da estátua da liberdade fosse erguida na fachada da loja Havan. A petição online, até a publicação desta matéria reunia mais de 5 mil assinaturas para pressionar a Justiça do estado a impedir a construção do monumento de 35 metros. Segundo o manifesto não é “Nada contra emprego e renda. Nada contra o livre mercado”, mas sim porque “Liberdade não é souvenir de loja de departamento!”.

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER