Você aguentaria calado ser ofendido, ser xingado por causa de sua cor? Pois o jogador brasileiro Vinicius Junior tem sido constantemente xingado de “macaco” por torcedores espanhóis. Mas ele não aceita mais ser alvo de ofensas racistas. E por que esses ataques a Vini Jr? Pelo que parece os torcedores espanhóis estão incomodados que um jogador preto esteja fazendo um bom futebol e se destacando.
Há dois anos Vini Jr, que joga no Real Madrid, desde 2021, sofre insultos racistas por parte de torcedores espanhóis. Em outubro de 2021 foram os torcedores do Barcelona; em março de 2022 ele foi xingado por torcedores do Mallorca; em dezembro de 2022, foram os torcedores do Valladolid que ofenderam Vinícius Jr; em janeiro de 2023 foram torcedores do Atlético de Madrid. Já em fevereiro dois casos envolvendo as torcidas do Mallorca e Osassuna; em março, o jogador foi chamado de “macaco” por torcedores do Bettis e Barcelona. E o que aconteceu com estes torcedores? Praticamente nada.
O último ataque aconteceu no domingo no jogo do Real Madrid contra o Valência, onde o camisa 20 brigou com a torcida ao ser chamado de “macaco” e também sofreu um mata leão de um dos jogadores do Valência. Sabe o que arbitro fez? Expulsou Vini Jr.
Os ataques racistas e a indignação do brasileiro repercutiram. Vini acusou a La Liga de negligente por não fazer nada. As autoridades do Brasil não se calaram e pediram providência ao governo espanhol, que viu um clamor internacional ganhar uma grande repercussão e decidiu tomar providências.
Já na manhã desta terça-feira, a Polícia da Espanha informou que no total sete torcedores foram presos. Três deles pelos insultos racistas na partida entre Valencia e Real Madrid, e os outros quatro pela simulação de enforcamento com um boneco que usava a camisa de Vini Jr em janeiro deste ano.
Na quarta-feira (24), Vinicius Junior recebeu diversas ações de apoio durante o jogo entre Real Madrid e Rayo Vallecano, no Santiago Bernabéu. Com dores no joelho, ele não participou da partida, mas esteve presente no estádio e agradeceu. Em sua rede social também escreveu: "Amo vocês! Obrigado, obrigado, obrigado!".