A falta de remédios na farmácia do Centro de Saúde de Fátima está preocupando os pacientes em tratamento contra a Hanseníase. A informação passada a eles é que não existe previsão para a chegada dos medicamentos porque “os laboratórios não estão fornecendo para a prefeitura de são Luís”. São mais de 200 pacientes, inclusive vindos do interior do estado, que estão em tratamento, mas sem acesso aos remédios, inclusive "um simples óleo mineral" receitado pelos médicos.
Segundo a Dona Maria de Nazaré Pereira, 90, que há 1 ano está em tratamento no Centro de Saúde, a equipe médica e os atendentes “são atenciosos, tratam bem”, mas está deficiente no que se refere aos remédios. Ela que termina o tratamento no final deste ano, agora aguarda a boa vontade dos responsáveis pela unidade de saúde. “Tudo que o doutor receita, a gente chega na farmácia e só ouve que não tem”, disse uma acompanhante de um paciente, que pediu pra não ser identificada, mas que tem sentido a falta dos remédios.
Em junho de 2015, o prefeito Edivaldo Holanda Junior fez a entrega do posto de saúde, que foi totalmente reformado para atender a demanda da rede municipal de saúde. Uma das fotos da solenidade de entrega mostrou o gestor dentro da farmácia totalmente abastecida de medicamentos. O que aconteceu nestes dois últimos anos para que a mesma se encontre nessa situação?
Assessoria responde
Entrei em contato com a Assessoria de Comunicação do Município. Em nota fui informada que a medicação não está em falta. Eles esclareceram ainda "que houve um problema na liberação da mesma, que é feita pelo governo federal, mas que já foi resolvido e a medicação enviada à unidade de saúde".
Em Tempo - O Centro de Saúde de Fátima atende em média 20 mil pessoas por mês. Ele, que é uma das mais antigas unidades de saúde de São Luís, atende os bairros da Areinha, Coroadinho, Parque dos Nobres, Parque Timbira, Alto do Parque Timbira, Parque Pindorama, entre outras localidades da capital. Além do tratamento para a Hanseníase, o Centro disponibiliza à população os programas de Controle da Hipertensão, Diabetes e Vacinação, além de realização de curativos, nebulização e procedimentos odontológicos.
Segundo divulgado pelo site www.ubsbrasil.com (Veja aqui) os procedimentos para marcação de consultas, guias de encaminhamentos de exames, entre outros serviços podem ser contactados pelo números (98) 3242.2105 e 3242.3190. No entanto, eu entrei em contato com os dois telefones, durante toda a manhã desta segunda-feira (17), e só chamavam. Atender que é bom, nada. No site www.saudeacessivel.com.br, o Centro de Saúde de Fátima recebe 5 estrelas quando o quesito é estrutura fisica, mas quando se refere a medicamentos, ele fica somente com 1 estrela. Foto: Reprodução