Eu estive na abertura do congresso organizado pela Clínica Salud Cuidar Mais, que começou na manhã de sábado (22), e que tem como foco central debater o Autismo. E sabe o que me chamou atenção? Foi como em tão pouco tempo, eles conseguiram organizar um evento desse porte e que atraiu um número expressivo de pessoas. Parabéns a todos os envolvidos.
O Congresso Autismo: um compromisso da família, escola e sociedade é o primeiro evento que acontece no Maranhão depois de um hiato de mais de 10 anos em que nada desse porte tinha sido realizado por aqui nos últimos anos. O que eles fizeram foi inédito e digno de muitos aplausos. Detalhe: os organizadores não pouparam esforços: 14 profissionais com referências na área foram convidados para essa primeira edição que tem dois dias de evento.
Nas mais de 3h que estive no local, eu vi nos semblantes dos que lá estavam o quanto estavam sedentos por informação e com muita vontade de trocarem conhecimentos sobre os temas abordados. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um assunto que deve estar sempre em pauta na imprensa, nas escolas, nas empresas e, principalmente no poder público.
Foi enriquecedor assistir a palestra do professor doutor em Educação, Lucelmo Lacerda, que tem um vasto conhecimento sobre as questões do autismo. Para ele, o congresso é de “extrema relevância e já se tornou um marco no Maranhão”.
O espaço escolhido para os dois dias do evento, um dos auditórios do Multicenter Sebrae, ficou completamente ocupado. Isso só provou que a Clínica Salud Cuidar Mais acertou em cheio ao decidir fazer o congresso. Pelo que vi, eles fizeram o evento acontecer na força e na coragem.
Acredito que o casal Marco Antonio Serra e Ana Paula Duarte, mesmo antes do evento ser finalizado, já deve saber que esse congresso tem tudo para ser realizado, não apenas uma vez, mas duas vezes ao ano, até porque o Autismo não é moda, não é passageiro, mas é um assunto que precisa ser continuamente abordado e debatido para que educadores, profissionais da saúde, escolas, empresas e a sociedade se capacitem para ajudar as famílias e aos autistas. Nota 10!!!
Já no aguardo do próximo evento!!